terça-feira, 26 de junho de 2012

Toyota lidera ranking “verde” da Interbrand

Novamente, montadora encabeça lista das marcas que mais respeitam o meio ambiente. Na sequência, estão J&J e Honda

A Interbrand acaba de divulgar o relatório Melhores Marcas Verdes de 2012, que confronta a diferença entre a prática ambiental das corporações (com base em pesquisas de consumo e dados de desempenho, avaliados pela Deloitte) e a percepção que o consumidor tem dessas práticas. Pelo segundo ano, a Toyota lidera a lista global das melhores marcas verdes, seguida, na sequência, por Johnson&Johnson, Honda, Volkswagen e Hewlett-Packard (veja lista completa abaixo).

“Sustentabilidade provou ser um aspecto estratégico e lucrativo dos negócios e um recurso para o fortalecimento da marca”, afirmou Jez Frampton, CEO Internacional da Interbrand. “É crucial que a impressão do consumidor sobre a marca esteja fortemente alinhada com o desempenho ambiental real da marca. De outra forma, os esforços da marca nessa área poderiam servir como um recurso subutilizado, ou, ao contrário, sofrer, devido às acusações de ‘lavagem verde”, complementou Frampton.


Pesaram a favor da Toyota a extensão de linha do modelo Prius, híbrido, que agora tem uma família inteira de automóveis e medidas como praticamente não ter mais aterros em suas fábricas da América do Norte, assim como construir edifícios e concessionárias sustentáveis (e que garantam a certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design).


Tiveram seus nomes inscritos no ranking verde pela primeira vez a Nissan, que tem reduzido suas emissões de carbono e criou um carregador “fácil de instalar” para carros elétricos; a H&M, varejista sueca de vestuário, que criou a “Coleção Consciente”, fabricada com materiais recicláveis”; e a UBS, que a despeito do fato de apoiar a mineração de carvão nos EUA, teve um pequeno aumento em sua pontuação de desempenho, o que a fez entrar para a lista. Já as marcas que mais melhoraram sua performance da edição passada para esta foram Danone, Ford, Starbucks e UPS.


A análise completa do ranking deixa claro que EUA, Alemanha e Japão são os países que estão à frente no que diz respeito a produção e gestão de marcas verdes.

Classificação 2012 

1 Toyota         

2 Johnson & Johnson 
3 Honda 
4 Volkswagen 
5 Hewlett-Packard 
6 Panasonic 
7 Dell 
8 Siemens 
9 Danone 
10 BMW 
11 Cisco 
12 3M 
13 Apple 
14 L'Oréal
15 Ford 
16 Mercedes-Benz 
17 Hyundai 
18 Sony 
19 IBM 
20 Nokia 
21 Nissan NEW 
22 adidas 
23 Coca-Cola 
24 GE 
25 Samsung 
26 Nike 
27 Intel 
28 Pepsi 
29 Canon 
30 Allianz 
31 Philips 
32 Xerox
33 Microsoft 
34 Shell 
35 Kellogg's 
36 Starbucks 
37 Avon 
38 Caterpillar 
39 Ikea 
40 Santander 
41 SAP 
42 AXA 
43 UPS
44 Citi 
45 McDonald's 
46 H&M NEW 
47 Credit Suisse 
48 Nintendo 
49 HSBC 
50 UBS NEW 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário