quarta-feira, 6 de junho de 2012

4 startups que estão revolucionando o social commerce


Em 2010, Mark Zuckerberg afirmou: "Se eu tivesse que chutar, eu diria que a próxima coisa a bombar é o social commerce", e ele estava certo. As mídias sociais estão revolucionando o jeito que as pessoas fazem compras online, e os dados apenas confirmam esta tendência.


De acordo com o Mashable, 81% dos consumidores recebem conselhos e dicas de parentes e amigos por meio de rede sociais. A maioria, cerca de 70%, usa as redes sociais como guia de compras. A previsão é de que a receita do s-commerce alcance a marca dos US$ 30 bilhões até 2015.
 
 
Tendo isso em mente, quais são as empresas que estão conseguindo trazer o e-commerce para as plataformas sociais de uma forma relevante? Aqui estão quatro startups que devem revolucionar o mercado.
 
1) Extole
 
Como funciona: As marcas dependem e confiam apenas no boca a boca. "Porta-vozes" são recrutados como agentes da marca em momentos chaves, como no instante em que adicionar uma página de alguma marca no Facebook ou por meio das páginas de confirmação. Como é o caso da Folica, que convida o usuário a receber um desconto em certos produtos uma vez que este acessa a página da marca no Facebook. Os internautas ganham uma participação na campanha da empresa.
 
 
 
A empresa possibilita a compra no meio em qual o usuário socializa. Um aplicativo criado pela 8thBridge, chamado "Social Expressions", permite que o internauta expresse a sua opinião sobre produtos, indo além do tradicional "like". O usuário pode então "amar", "querer" e "ter". Uma vez que compartilhar um link, o produto vira um "Shoppable Stories", através do qual outros usuários podem comprar o item sem sair da página do Facebook. De acordo com o 8thBridge, os usuários interagem 18% mais com os "Shoppable Stories" do que com links comuns.
 
 
 
A Chirpfy transforma tuítes em doações, compras e vendas. O anunciante criar um tuíte e oferece um produto via foto. Os compradores respondem à mensagem com a palavra "buy". Os usuários se cadastram no Chirpfy e a transação é concluída. Os internautas podem conectar suas contas do PayPayl e o dinheiro é automaticamente debitado da conta.
 
 
A LocalResponse agrega os posts públicos nas rede sociais com check-ins e ajuda as empresas a criarem respostas para as vontades imediatas das pessoas. A plataforma mescla o social, com o local e o mobile. É um ótimo jeito de arrecadar dados sobre possíveis targets, estudando o comportamento e o demográfico. A LocalResponse consegue localizar onde a pessoa se encontra e o que está falando sobre tal lugar, dando a oportunidade às empresas de agirem em tempo real através do mobile, recrutando-as e oferecendo produtos e promoções exclusivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário