quinta-feira, 31 de maio de 2012

Com foco na Seleção, P&G descarta clubes

Anunciante diz que patrocínio ao Flamengo trouxe resultados pontuais, mas foco será no patrocínio à Seleção Brasileira, contrato que vai até 2014

A Procter&Gamble não tem planos de patrocinar clubes de futebol no Brasil no curto prazo. No ano passado, a empresa teve uma experiência no ramo ao estampar duas marcas na camisa do Flamengo: Duracell e Gillette.

O contrato de R$ 6,6 milhões em cinco meses foi negociado pela 9ine e gerou alguma rusga entre a empresa de Ronaldo e outro parceiro de marketing do clube carioca, a Traffic, responsável pelo projeto que levou Ronaldinho Gaúcho ao time. A parceria Flamengo-Traffic já foi rompida.

O anunciante, apesar de manter distância dos clubes em sua estratégia de comunicação, afirma que o patrocínio ao Flamengo foi benéfico para suas marcas, de forma pontual. “Tínhamos uma necessidade de divulgar a linha de creme de barbear da Gillette e, nesse sentido, conseguimos fazer com que as pessoas entendessem que a marca não é apenas lâmina de barbear. Outra marca que divulgamos foi Duracell. Neste caso, a meta era ganhar espaço no mercado do nordeste e a torcida do Flamengo está presente em todos os lugares do Brasil. Também atingimos nossa meta”, descreve Gabriela Onofre, diretora de assuntos corporativos.

A P&G, por meio da marca Gillette, irá focar seus esforços no futebol no patrocínio à Seleção Brasileira de Futebol, que dura até a Copa de 2014. Em nível global, o anunciante é patrocinador também dos Jogos Olímpicos até a edição 2020. Para ativar o apoio, a P&G lançou recentemente um comercial focado nas mães, que gerou grande repercussão no Brasil. O País é o segundo do mundo em acessos ao vídeo, com cerca de 1,5 milhão de visualizações, atrás somente dos Estados Unidos (confira abaixo campanha global lançada recentemente).

Sob o ponto de vista local, o anunciante patrocina seis atletas brasileiros que irão aos Jogos de Londres: o nadador Felipe França, os jogadores de volêi Jaqueline, Paula Pequeno e Murilo, o futebolista Paulo Henrique Ganso e a atleta de salto com vara Fabiana Murer. As marcas que se envolverão com os atletas são Gillete (barbeador), Head & Shoulders (xampu), Oral B (higiene bucal), Ariel (lava-roupas), Pampers (fraldas) e Pantene (produtos para o cabelo).

O esporte é visto pela empresa como estratégico para sua comunicação no Brasil, já que ela mexe com a paixão dos brasileiros. Outros dos vieses da P&G são o carnaval, as celebridades como Faustão, Luciano Huck, Gisele Bundchen e Angelica, e as novelas. 

 

 

 

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