segunda-feira, 16 de abril de 2012

New Fiesta hatch tem predicados de carro grande

Só neste ano compacto mexicano da Ford teve 5.974 unidades comercializadas

 
Um ano após o lançamento do New Fiesta Sedan no Brasil, a Ford trouxe ao país – ambos diretamente do México – a sua versão hatch, em outubro do ano passado. Não é muito comum lançar o sedã antes do hatch, que serve de base para as demais carrocerias além do próprio sedã, como perua, conversível e até picape.

Talvez essa não tenha sido a melhor estratégia para a Ford, uma vez que o sedã não decolou nas vendas.

Muitos dos consumidores que queriam ter um New Fiesta na garagem (New só no Brasil, para diferenciá-lo do Fiesta RoCam, que tem recebido sucessivos "upgrades" para lhe dar sobrevida) decidiram aguardar pela versão de traseira curta, com visual mais esportivo e sem a pegada “família” comum ao sedã. Apenas neste ano, por exemplo, já foram comercializadas 5.974 unidades do hatch, enquanto o sedã teve apenas 2.524 unidades emplacadas entre janeiro e março.

Ford New Fiesta hatch - foto Luís Perez

Ford New Fiesta hatch - foto Luís Perez

Ford New Fiesta hatch - foto Luís Perez
Design arrojado do New Fiesta chama a atenção nas ruas

Galeria de fotos Mais imagens na galeria.

Além disso, a montadora jogou o preço lá em cima no lançamento das duas versões, fazendo o modelo concorrer diretamente com o Focus, seu "irmão" maior e mais sofisticado. Em janeiro os preços caíram cerca de R$ 3.000 (o sedã agora parte de R$ 48.700, e o hatch, de R$ 46.700). Segundo a empresa, no entanto, a justificativa para a redução é o aumento da produção de carros disponibilizada para o mercado sul-americano. Ah, bom...

Independentemente de preço, estratégias de marketing ou movimentações de mercado, a verdade é que o carro tem muita qualidade – depois de seis meses solicitando à Ford, enfim Interpress Motor conseguiu avaliar em São Paulo uma unidade.

A combinação entre tecnologia, segurança e o indispensável prazer ao dirigir são muito bem acertados no veículo. Equipado com o elogiado motor 1.6 Sigma – também presente no Focus –, que desenvolve 110 cv com gasolina a 115 cv com etanol, e transmissão manual de cinco marchas, o New Fiesta atinge velocidade máxima de 190 km/h (com os dois combustíveis) e a acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos (gasolina) e 11,7 segundos (etanol).

Ford New Fiesta hatch - foto Luís Perez

Ford New Fiesta hatch - foto Luís Perez

Ford New Fiesta hatch - foto Luís Perez
Estilo kinetic está presente em cada detalhe, mesmo no interior

Um dos grandes trunfos do modelo é sua macia direção elétrica, que facilita as manobras, mas se mantém estável em altas velocidades. O câmbio também é bastante preciso, com marchas curtas, favorecendo uma dirigibilidade esportiva. Por ser mais leve do que o Focus, o New Fiesta passa a impressão de ser mais ágil, fazendo ultrapassagens com segurança e acelerações rápidas, um quesito já bem resolvido no "irmão" maior.

Na parte tecnológica, o veículo traz equipamentos existentes apenas em modelos mais caros – isso nas versões top de linha, claro. Entre os destaques estão o sistema multimídia Sync, desenvolvido em parceria com a Microsoft (presente no Fusion e no Edge, por exemplo), que traz comando de voz em português, entradas USB, conexão Bluetooth, recebimento e envio de mensagens por comando de voz e transferência automática da agenda de contatos do telefone.

Ford New Fiesta hatch - foto Luís Perez

Ford New Fiesta hatch - foto Luís Perez
No alto, traseira; acima, emblema que identifica o modelo

Oferece ainda itens de segurança, como sete airbags, freios ABS (antitravamento), ESP (controle eletrônico de estabilidade) e assistente de partida em rampas, extremamente útil no dia a dia, que impede que o carro "volte" em subidas quando o motorista tira o pé do freio. É algo mais comum em carros com câmbio automático, então com a transmissão manual é preciso de um tempinho para se acostumar, já que a tendência é soltar a embreagem aos poucos conforme se acelera. É comum sair cantando pneus no início.

Mas não é só por dentro que o carro tem seu apelo. O visual é bastante moderno, com suas linhas concebidas no conceito kinetic, que inspira fluidez e movimento. A frente se destaca pelos faróis alongados e a grande grade dianteira, enquanto a traseira é elevada, trazendo lanternas laterais e para-choque com luzes de LEDs integradas.

Entre os hatches compactos do mercado, o New Fiesta tem se saído razoavelmente bem, superando a expectativa da Ford de vender entre 2.000 e 2.500 unidades (só em março, foram 2.551 veículos comercializados). Essa é a hora de aproveitar para buscar o mercado do principal nome entre os compactos da categoria premium, o Citroën C3, que deve ser renovado ainda neste ano e que até agora teve 7.061 carros emplacados – diferença de pouco mais de mil unidades.

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