terça-feira, 24 de abril de 2012

Conar pede alteração em campanha da Fiat

Slogans praticamente iguais motivaram órgão a intervir em favor da NeogamaBBH, que lançou campanha para Renault duas semanas antes da Agência Fiat

Em reunião na última semana, o Conar julgou dez casos em sessão plenária. Deste total, sete foram objeto de pedido de alteração. O caso mais emblemático envolve o uso da mesma frase como slogan em duas campanhas de carro. A Agência Fiat foi interpelada pela NeogamaBBH pela campanha do Novo Grand Siena, lançada em março (confira aqui). 

A Neogama alegou que, duas semanas antes, havia lançado campanha para o modelo Fluence, da Renault, com o slogan “Ter um faz toda a diferença”. A campanha da Fiat, apresentada à imprensa em Santiago, no Chile, trazia slogan muito próximo: “Novo Grand Siena. Ter faz toda a diferença”. 


No processo, a Agência Fiat apresentou documentos que comprovam que a campanha já estava prevista há um período maior – o que seria uma indicação de que não se trata de plágio. O órgão, ainda assim, optou pela alteração da campanha da Fiat. 


Outros casos

Na mesma reunião, na última semana, o Conar optou pela alteração de campanha e embalagem dos Brinquedos União (os produtos Frutix e Ovix Mega), a pedido da Ferrero Rocher; e do enxaguante bucal Colgate Luminous White (a pedido da Johnson&Johnson). Outro caso envolve Natura e O Boticário. A Natura acionou o órgão acerca de uma campanha do concorrente que não deixava explícita a comprovação do perfume Malbec ser o mais vendido do País. O Conar pediu alteração da campanha.

Sky e Net também foram objeto de processo do Conar. A Net pediu – foi atendida por decisão do órgão – que a Sky informe mais claramente a quantidade de canais abertos oferecidos em HD, pois o número varia de acordo com a região. A Coca-Cola foi acionada pela Pepsico em virtude da bebida Powerade (concorrente de Gatorade) – e uma informação de sua embalagem deve ser mudada. A Vivo também foi acionada, mas
Meio & Mensagem não teve acesso a detalhes do processo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário