terça-feira, 20 de março de 2012

Páscoa movimenta licenciamentos e extensão de marca

Empresas como Nestlé, Lacta, Garoto e Arcor apostam na estratégia para chamar a atenção dos consumidores mais jovens e aumentar as vendas no período

O licenciamento é uma das principais formas utilizadas pelas empresas para ganhar a atenção dos públicos jovem e infantil e incrementar as vendas durante a Páscoa. É o caso de Garoto, Lacta e Arcor, que trazem para o mercado ovos de Páscoa estampando personagens como Ben 10, Turma da Mônica. A Nestlé também investe na estratégia, lançando produtos com imagens do cantor Justin Bieber e dos protagonistas da saga Piratas do Caribe. Para outras companhias, como a Starbucks, a data é uma oportunidade de entrar em uma nova categoria, aproveitando a sazonalidade para faturar mais.

Ao todo, devem chegar ao mercado mais de 90 lançamentos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Estes novos produtos colaboram para fomentar o mercado brasileiro de licenciamento, que em 2011 faturou R$ 5,7 bilhões e tem previsão de crescimento de 5% para 2012, segundo informações da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral.)

Apesar dos números, as marcas próprias ainda são as que têm mais peso nas vendas das empresas durante a Páscoa. “Dentro do universo de vendas da Lacta, um a cada 10 ovos de Páscoa é Sonho de Valsa. O nosso portfólio é composto em 70% de marcas próprias e 30% é dedicado a produtos licenciados, como Ben 10, A Era do Gelo e Mutante Rex”, diz Mariana Perrota, Gerente de Marketing de Páscoa da Lacta, em entrevista ao Mundo do Marketing.


Data é oportunidade para extensão de marca

Em 2012, a Lacta investe 70% a mais de sua verba de Marketing para celebrar os 100 anos da marca. Entre as novidades, está o Ovo de Páscoa Celebração, que reúne em um único produto cinco sabores de chocolate das marcas Bis, Sonho de Valsa, Laka, Diamante Negro e Ao Leite. A empresa fabricou 27 milhões de ovos de Páscoa em 2012, dois milhões a mais do que no ano passado, compondo um portfólio de 57 opções para os consumidores.

A Páscoa também é um período em que as companhias apostam em outras categorias para crescer. Já conhecido na data, o Ovo de Páscoa Trakinas é um exemplo de extensão de marca que deu certo. Hoje, o produto está entre os mais vendidos da Lacta, perdendo apenas para o Sonho de Valsa, de acordo com informações da Kraft Foods. A empresa lança ainda os Ovinhos de Páscoa Lacta Halls (foto), em embalagens com três sabores. Apesar de não abrir números, a Kraft Foods comemora o resultado alcançado no primeiro mês do lançamento e os comentários nas redes sociais.

Estreiando nesta Páscoa, a Starbucks
investe na categoria de ovos de chocolate, vendendo pela primeira vez os produtos no Brasil. Esta é a segunda vez que a companhia aposta na sazonalidade, depois de ter comercializado panetones durante o Natal de 2011. A venda dos ovos de Páscoa é uma iniciativa exclusiva para o mercado nacional é dá continuidade à estratégia da marca para se aproximar dos brasileiros. “Em um primeiro momento, não estamos preocupados necessariamente com o faturamento, mas sim em oferecer produtos que sejam populares no Brasil, aumentando a nossa relevância entre os consumidores locais, dando continuidade ao que iniciamos no Natal de 2011”, explica Deborah Caig, Gerente de Marketing da Starbucks Brasil, em entrevista ao portal.
A Nestlé aproveita o período para lançar nove produtos, quatro deles sendo licenciados. Para as crianças, a marca apresenta os ovos de chocolate Phineas e Ferb e Ariel. Com foco no público jovem, a aposta da empresa são os ovos de Páscoa do cantor Justin Bieber e Piratas do Caribe. Mas a grande novidade da empresa para 2012 é o lançamento do ovo de chocolate Kit Kat, produto criado exclusivamente para o mercado brasileiro.
Arcor fortalece Tortuguita
A Arcor também investe no licenciamento para alavancar as vendas. Há mais de 10 anos a companhia aposta na estratégia com o propósito de diversificar o seu mix de produtos. Entre as licenças presentes há mais tempo no portfólio da empresa estão as linhas Fanáticos por Futebol, composta por produtos de 10  grandes clubes brasileiros, e os Ovos de Páscoa da Turma da Mônica. Mas o carro-chefe da empresa é a marca Tortuguita.

“A Tortuguita é a representante oficial da Arcor, presente nos materiais de comunicação dos pontos de venda, recebe a maior parte dos nossos investimentos de Marketing e sozinha detém 40% do faturamento da companhia, enquanto 30% ficam diluídos entre as licenças da empresa”, afirma Ciro Mariani, Gerente de Marketing de Marcas de Chocolate da Arcor, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Nesta Páscoa, um dos lançamentos é a linha Tortuguita Monstros Divertidos, que traz a personagem caracterizada como vampiro, lobisomem, múmia e Frankstein. Outras novidades da Arcor para a marca são o Ovo Tortuguita Formato Casco, que permite transformar as costas da Tortuguita em um cantil, e o Ovo Tortuguita Megafone (foto), que vem acompanhado de um amplificador de voz. As apostas de 2012 da companhia são as licenças da banda Restart, além dos personagens de Madagascar, Rapunzel e Meninas Superpoderosas. A expectativa é crescer em 20%, em relação ao ano passado.

Licenças complementam linha de produtos da Garoto
No portfólio da Garoto, apenas 20% dos produtos possuem licenças, sendo as de maior destaque voltadas para filmes. Em 2012, a empresa lançou os Ovos de Páscoa Amanhecer, da saga Crepúsculo, Smurfs e Os Vingadores, da Marvel. A personagem que mais traz retorno à empresa, no entanto, é a Pucca, que está na terceira Páscoa consecutiva com a Garoto e, em 2011, teve um aumento no volume de vendas de quase 4%.

“Somos a empresa com o menor número de licenças no mercado. Nosso foco são as marcas pilares da Garoto, como Talento, Serenata de Amor e Batom, muito fortes entre os públicos jovem e adulto. Mas acreditamos que é importante manter linhas de produtos licenciados no período, pois os fãs destes personagens já esperam encontrá-los em outras categorias e estampando embalagens de chocolates nas parreiras durante a Páscoa”, ressalta André Barros, Gerente  Executivo de Marketing da Garoto, em entrevista ao portal.

Não são apenas os fabricantes que colhem os resultados neste período. As empresas que licenciam suas marcas, como a Warner Bros., também celebram o crescimento deste mercado. “O aumento da demanda por licenças cresceu de 10% a 12% em 2011, sem contar que nos últimos cinco anos a oferta de opções do mercado quase triplicou. Hoje a Páscoa já é a terceira maior data do nosso calendário, perdendo apenas para a volta às aulas e o Natal”, afirma Marcos Bandeira de Mello, Gerente Geral da Warner Bros. Consumer Products Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

 

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