terça-feira, 20 de março de 2012

Fiap 2012 promove interatividade

Festival realizará concursos, reality show e networking; FilmBrazil vai expor produção nacional
 
O Fiap 2012 apresenta mais novidades para sua próxima edição – que acontece pela primeira vez em Miami, entre 30 de abril e 2 de maio. Uma das principais será a apresentação de um rolo de produções publicitárias brasileiras, a ser realizada pela FilmBrazil – braço da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) voltado à promover a produção brasileira no exterior.

Além disso, o Festival Ibero-americano de Publicidade idealizou ações que buscam incentivar a criatividade em prol da sustentabilidade e a interação entre os participantes. Uma das ações será o FiapStorming, realizado em parceria com a Advertisers Without Borders, que incentivará a criação de um grande grupo criativo para desenvolver a campanha “Compense sua pegada de carbono”, para a fundação R21. A melhor ideia será elegida por Charly Alberti, fundador e presidente da entidade, que também ministrará uma palestra sobre o tema. Inspirado pelo tema, o Fiap doará um dólar por cada inscrição para compensar sua utilização de papel.

Será promovida ainda uma atividade intitulada “100 latinos”, que reunirá profissionais latino-americanos de sucesso nos Estados Unidos em uma mesa redonda para discutir o segredo de seus êxitos em solo americano. Também integra a agenda do Fiap 2012 o “Networking Day”, voltado à aproximação dos participantes para promover contatos profissionais, novos negócios e até amizade; a “Maratona Jovens Criativos”, na qual jovens terão seus trabalhos analisados por um júri internacional; e as “Visitas guiadas”, com diretores de criação analisando as peças expostas durante o festival.

Reality show
Ainda faz parte das novidades do Fiap 2012 o projeto de um reality show intitulado “La idea”, em parceria com a Miami Ad School. O projeto pretende atrair inscrições de trabalhos para o crivo de um grupo formado por renomados diretores de criação. A partir daí, um número ainda não definido de duplas será formado e apresentado a um briefing para uma campanha que deverá ser elaborada em 24 horas. Os resultados serão expostos via Facebook e, aquele que tiver a maior quantidade de “curtir”, receberá o troféu “Hemisferio Izquierdo Dorado”.

Completam as ações do festival a Copa de Iberoamérica, competição de trabalhos por categoria, integrando diferentes mídias e julgada ao vivo, com presença do público; e palestras de profissionais como Alejandro Quintero, diretor e vice-presidente de vendas e marketing do Grupo Televisa; Bob Scarpelli, que até o início do ano comandava toda a criação global da DDB; e Robert Moggach, especialista em efeitos especiais.

Passarão a integrar o Salón de la Fama do Fiap, por sua contribuição à indústria da comunicação, Bob Scarpelli, o ator Andy García e José Miguel Sokoloff, chairman do conselho criativo mundial da Lowe.

Oito brasileiros
Está confirmada a participação de oito brasileiros entre os jurados do Fiap 2012. Se dedicam ao julgamento dos trabalhos ibero-americanos inscritos Mário D’Andrea, sócio e cco da Fischer & Friends, nas áreas Cine & TV e Copa de Iberoamérica; Ruy Lindenberg, sócio e vice-presidente de criação da Leo Burnett Tailor Made, em Gráfica, Via Pública e Campanhas Integradas; Álvaro Rodrigues, sócio e vp de criação da DM9Rio, em Promo e Radio; Anselmo Ramos, vp de criação da Ogilvy e sócio da David, em Inovação em Meios; Felipe Cama, diretor geral de criação da Dentsu, como presidente do júri de Internet; Mariana Sá, diretora geral de criação da Lew’Lara\TBWA, em Design; Alex Mehedff, ceo da Hungry Man América Latina, em Técnicas de Produção Audiovisual; e Cristina Toletti, sócia-diretora da XComunicação, em Relações Públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário