quinta-feira, 29 de março de 2012

O brand nosso de cada dia

A Igreja, fruto de muitas discussões ortodoxas ou não, gerou a matriz do que se entende por comunicação nos dias atuais. Sejam papiros, meros folhetos de atividades paroquiais, a casa de Deus liderada por Pedro sempre inovou. Sim, uma inovação capaz de sempre a deixar no ponto ápice da estória.

 
Transmedia, eficaz e um dos maiores exemplos de Branded content da humanidade. Seu percursor criou a marca mais falada, reproduzida e patrocinada por patronos. O financiamento deste conteúdo foi gerado por famílias abastadas imigrantes européias, por exemplo, aqui no Brasil. Um pequeno "tour" pelas cidades históricas mineiras já chancelam o discurso. 
 
Mas o que precisamente isso me conecta ao mundo publicitário? O que este texto tem a ver com mercado? O simples, a forma mais pitoresca e sensacional...patrocinar a mensagem para o público. Foi eficaz com a Igreja e duradouro, pode e deve ser para a minha marca.  Quanto mais próximo chego do consumidor, maior a minha chance de fidelização. E é esse o conceito. Apesar de poucas marcas no Brasil tratarem essa "ferramenta" como trunfo, ainda temos um caminho a percorrer. Uma trajetória sem volta para os mais céticos. 
 
De acordo com a terceira edição do Brarômetro de engajamento  da mídia realizado , estudo global conduzido pela Motorola Mobility com 9 mil consumidores em 16 mercados, coloca o brasileiro como maior consumidor de dispositivos móveis na América Latina para o Ver TV. Esses gastam seis horas por dia em redes sociais,número semelhantes à média global e de outros países da América Latina.43% usam as mídias sociais para recomendar um programa a um "amigo" e 82% do grupo acessam a TV social em 2011.Sendo assim um aumento de 18% em relação ao ano anterior. Mais de 75% afirmam que as TVs sociais são territórios preferidos para comentar um programa. 
 
Se Pedro hoje ainda fosse o "chefe" da Igreja, com certeza seria um intelocutor e usuário bastante atuante na rede. Não muito distante disso estão as redes sociais com conteúdo religioso. E por sinal...patrocinado pelos anunciantes de acordo com a linha dos canais chancelados pela Instituição do papa Bento XVI. 
 
Apesar de ser católica pouca vezes praticante, esse texto não é um discurso religioso patrocinado, é uma quebra de raciocínio lógico. O Branded content é uma prática que vem sendo "refinada" ao longo dos séculos pela sociedade. Seja qual for a mídia, linguagem ou época. E isso não pode ser ignorado pelos publicitários, uma vez que a internet hoje é o meio que congrega todos os hábitos, credos e possibilidades de negócio. Se Jesus fala com você pelo Twitter, Facebook e outras tantas redes...e pago por quem consome...por que não investir em sua marca? Os dados não mentem. 
 
Por Mylena Peron consultora de marketing 
 
* As opiniões expressas são de responsabilidade exclusiva de seus autores

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