sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Seu próximo carro: novo Ford EcoSport

A vida fácil do Ford EcoSport terminou este ano, com a chegada do Renault Duster. Mas a pedreira não para por aí, já que só a Volkswagen está comendo mosca neste segmento. Em 2012 chega o mini Captiva, da Chevrolet. Em 2014,o utilitário pequeno da Fiat e o da Hyundai. Até a Nissan pretende começar a vender e a fabricar por aqui o Juke, talvez com outra aparência. O EcoSport, por mais querido que seja, não resistiria aos ataques se não ganhasse uma nova geração.


E ela chega no comecinho de 2012, por volta de maio. Com um peso ainda maior nas costas. Se a primeira geração do jipinho foi, basicamente, um Ford Fiesta com uma roupagem de um utilitário esportivo, o novo será um produto global, obrigado a agradar tanto o brasileiro quanto o americano, o europeu e os asiáticos. Em suma, praticamente todo mundo, em todos os países em que a Ford atua. Para isso, o utilitário esportivo compacto usará a mesma plataforma do Ford Fiesta, chamada de B global, mais moderna que a do modelo atual, que é a mesma do Fiesta Rocam.

Conhecido como B515, o projeto do novo EcoSport usará dois motores, o 1.6 16VSigma, fabricado em Taubaté já conhecido por quem usa o Focus e o NewFiesta, e o 2.0 Duratec, fabricado no México e sob o capô do Focus e do EcoSport atual.As transmissões serão a manual de cinco marchas IB5 e a automática já em uso no modelo atual, só para a versão 2.0. No futuro, é possível que a versão 1.6 também ganhe uma opção confortável, mas nem por isso menos sofisticada. Na verdade, será exatamente o contrário, já que a transmissão PowerShift, uma automatizada de dupla embreagem, deve estrear no Focus de terceira geração, previsto para 2013, e depois deve se espalhar pela linha da marca norte-americana, incluindo até o Ford Fiesta, que já conta com essa opção nos EUA.


O MAIS LEGAL

Além do estilo mais contemporâneo, parecido com o do New Fiesta, o EcoSport de segunda geração será mais espaçoso e deve ter acabamento mais bem cuidado, também em linha com o oferecido pelo irmão mais baixo. O motor Sigma, de alumínio e com concepção mais moderna que o ZetecRocam, também promete atacar uma das principais reclamações sobre o modelo atual: o alto consumo.

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