sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Feira apresenta peças raras do setor automotivo

Salão Internacional de Veículos Antigos deve atrair 30 mil visitantes

A cidade de São Paulo será sede de mais um evento ligado ao setor automobilístico. Com abertura na tarde de ontem e encerramento no próximo domingo, o Salão Internacional de Veículos Antigos,  idealizado para resgatar e perpetuar a cultura do Antigomobilismo no Brasil e no mundo, reúne mais de 300 modelos no Pavilhão de Exposições do Anhembi, ocupando 16 mil metros quadrados.

O tema escolhido para o evento deste ano é “A Evolução do Automóvel”,  que trata da história desde sua criação até os dias de hoje, e tem como finalidade apresentar a evolução deste maravilhoso invento desde seus precursores, as carruagens, aos magníficos veículos do século 20, até os dias atuais reunindo os maiores colecionadores de automóveis e motocicletas clássicas antigas que terão para exibição verdadeiras preciosidades.

O público tem como oportunidade conhecer suas histórias e ainda viajar no tempo. Esse resgate histórico será através da exposição dos veículos, de apresentações artísticas com músicas dos anos dourados, de figurinos impecáveis através de um desfile de moda a moda antiga. O evento revive cada década, retratando as mudanças de comportamento, de estilos, mas sem esquecer os grandes homenageados, os antigomobilistas e suas máquinas maravilhosas.

Verdadeiro ponto de encontro para os apaixonados que pretende conhecer as tendências da indústria, ver novos produtos, procurar por novos fornecedores, encontrar os atuais parceiros/fornecedores, manter o relacionamento com os colegas de mercado e encontrar expositores internacionais.

Além de temático, o evento tem um perfil de negócios. Será realizado um leilão de veículos clássicos antigos e o Salão Internacional de Veículos Antigos premiará os melhores veículos do evento. No mesmo espaço, colecionadores podem comprar acessórios e peças para veículos clássicos e raros. E mais: entrega de carro de celebridade, homenagem a grandes marcas, comemoração dos 50 anos do seriado O Vigilante Rodoviário, além do raid Cidade de São Paulo.

Organizado pela Reed Exhibitions Alcântara Machado e o Automóvel Clube do Brasil, com o apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e da São Paulo Turismo, deve atrair 30 mil visitantes. Entrada mediante compra de ingressos.

Destaque

Há 55 anos o Brasil começou a fabricar um dos carros mais emblemáticos da indústria automobilística mundial. A Romi-Isetta, um simpático veículo compacto, com porta frontal única e capacidade para transportar dois adultos e uma criança, foi o primeiro veículo fabricado em série no País. Durante o Salão Internacional de Veículos Antigos (SIVA),  três exemplares de Romi-Isetta podem  estão expostos no Anhembi, em São Paulo. Originais, os carros são de 1956, 1958 e 1961.

Os visitantes encontram uma linha do tempo que apresenta a evolução do automóvel ao longo de várias décadas, onde será possível conhecer melhor a história do Romi-Isetta. O carro foi concebido pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Pretti e pelo seu assistente Pierluigi Raggi, na Itália, e recebeu inicialmente o nome de “Isetta”. O conceito inovador em todos os seus aspectos, com aerodinâmica em forma de gota de chuva, e seu projeto revolucionário chamaram a atenção dos fundadores da brasileira Romi. Eles enxergaram a oportunidade de contribuir para a evolução no mercado brasileiro de automóveis, pois na época os carros eram apenas montados no Brasil, com peças importadas. Assim, teve início a fabricação do modelo hoje conhecido como Romi-Isetta, que revolucionou a indústria nacional.

Muitos carros de hoje lembram o design desse veículo, e não é por acaso. Um modelo pequeno, que atinge velocidade máxima de 85 quilômetros por hora e tem consumo de 25 quilômetros por litro tem muito a ser copiado em dias em que se buscam soluções para a falta de espaço nas ruas e para diminuir o consumo de combustível, além de pensar na questão ambiental. O design do carro é um show à parte, mas os apaixonados pelo antigomobilismo podem ver que a inovação deste modelo vai muito além.

Durante o Salão Internacional de Veículos Antigos, os visitantes também serão apresentados a outros dois modelos Isettas: uma BMW 300 e uma BMW 600, com motor tipo boxter, e duas portas, uma frontal e outra lateral.

Serviço:

Salão Internacional de Veículos Antigos —  Pavilhão de Exposições do Anhembi, à Av. Olavo Fontoura, 1.209; em Santana. Ingressos: Os ingressos variam de R$ 10 (para crianças de 5 a 12 anos, professores, estudantes ou aposentados), R$ 15 (caravanas) e R$ 20 (para adultos). Os ingressos poderão ser comprados na bilheteria do Anhembi.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário