sexta-feira, 4 de novembro de 2011

206, 207, 208... E o novo sempre vem

É absolutamente normal, sempre que surge um novo modelo em determinado segmento, que a fabricante se apresse em dizer que o modelo atual não vai sair de linha – e sim conviver com a novidade.


Isso acontece porque o impacto sobre as vendas no modelo atualmente oferecido é imediato. Ele se faz sentir pelos consumidores nas concessionárias, que, às vezes até alarmadas, não tardam a entrar em contato com a fábrica.

Fosse verídica a lógica de que o modelo X não vai substituir o modelo Y (talvez prefiram usar suceder em vez de substituir...), as autorizadas Chevrolet ainda teriam em seu showroom alguns exemplares de Opala (o primeiro carro de passeio da marca no país), Monza, Chevette, entre outros.


Peugeot 208: fabricação em Porto Real (RJ)
O mais recente caso de veículo anunciado que causou furor foi o Peugeot 208, que deverá sim ser fabricado no Brasil, como parte dos planos de investimento da PSA (dona das marcas Peugeot e Citroën) de R$ 3,7 bilhões até 2015.

Sim, o mercado é soberano. Mas só até a página dois. Pois tudo vai depender de como o veículo que ganha um sucessor será posicionado. Há casos clássicos de alguns que continuam em linha, como Fiat Uno Mille e Chevrolet Classic.

Mas vale lembrar também que há pouco mais de dez anos a Ford negou que o Escort sairia de linha com a chegada do Focus. Ou que a segunda geração do Focus tiraria de linha a primeira – algo que levou algum tempo, mas aconteceu. Ou a própria Peugeot, que negou que o 206 morreria com a chegada do 207.

Se a proposta for a mesma e o nível de equipamento similar, o carro que está sendo substituído sai de linha mesmo. A não ser que ele seja quadradinho e atenda pelo nome de Kombi.

Pois, como diz a canção, o novo sempre vem.

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