quinta-feira, 6 de outubro de 2011

VP do Santander enaltece mídias sociais

Vice-presidente de marketing do banco, Fernando Martins diz que identidade é o que legitima as marcas

O debate sobre a postura das marcas junto ao público e a sociedade na era das mídias sociais ocupou boa parte do painel “Conhecer cada consumidor é a nova regra, engajá-lo é o desafio”, que contou com apresentação do vice-presidente de marketing do Santander, Fernando Martins. O executivo dividiu com a plateia a experiência do banco. A moderação foi do publicitário Celso Loducca.

“Sempre digo ao pessoal da minha área: nós não estamos no negócio de criar imagem. A imagem surge da nossa identidade, tem que ser algo legítimo”, afirmou Martins. Ele citou como exemplo a criação de uma plataforma colaborativa interna do banco, chamada de Circuito Colaborativo, que conta com a participação de 34 mil funcionários. “É uma ferramenta que ajuda a criar identidade e cultura internamente, antes de ir para o mercado.”

A ascensão do Twitter como canal de comunicação foi examinada em detalhes pelo VP do Santander. O banco conta hoje com 30 mil seguidores no microblog. “Meu sonho é que um dia a grande maioria de nossos funcionários tenha autonomia para responder aos tweets”, disse.

Martins revelou ainda os bastidores de duas histórias nas quais o Santander foi questionado pelo público via redes sociais. Recentemente, o a associação do banco ao documentário “Quebrando o Tabu”, que discute a descriminalização das drogas sob os aspectos sociais e médicos, causou polêmica no Chile. O executivo lembrou também do caso da Formula-1 em que a Ferrari, patrocinada pelo Santander, ordenou que o piloto brasileiro deixasse que o espanhol Fernando Alonso o ultrapassasse.

“Era um domingo e o Twitter explodiu de críticas ao Santander. Foi uma ducha de água fria. Isso fez com que nos mobilizássemos, entrássemos em contato com a Espanha e alertássemos para a perda de valor da marca aqui no Brasil”, relatou, completando que, após o incidente, não foi emitida mais ordem similar.

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