terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vivo escolhe agência para campanha de unificação de marca

Africa, DM9, Publicis, DPZ e Y&R disputam uma conta que, em 2010, investiu R$ 335 milhões

Está para ser anunciada nos próximos dias a(s) agência(s) que cuidará da campanha de unificação das marcas Vivo e Telefônica. Disputam a conta ao menos cinco agências: Africa, DM9, Publicis, DPZ e Y&R. A equipe de marketing da Vivo, que é liderada pelo vice-presidente de estratégia e novos negócios, Christian Gebara, esteve na semana passada em Madri, na sede da Telefónica de Espanã, para definir a estratégia de comunicação da nova marca e também, claro, a agência que conduzirá a campanha.

A conta é uma das maiores do Brasil. No ranking dos 300 maiores anunciantes Ibope Monitor do ano passado, a Vivo ficou em 16º. lugar, com R$ 217 milhões de investimentos e a Telefônica em 40º., com R$ 118 milhões. Somadas, as duas contas chegaram a R$ 335 milhões, o que coloca a conta entre as Top 10 entre os maiores anunciantes, se os valores forem mantidos.

A conclusão da reestruturação societária entre Vivo e Telefônica, anunciada pelo presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Antonio Carlos, Valente, em setembro, foi o sinal verde para indicar que a unificação da marca seria o próximo passo da empresa. Por uma decisão estratégica, o Brasil usará a marca Vivo para os produtos e serviços - telefonia fixa, móvel, banda larga fixa, móvel e, certamente, o serviço de TV paga. Provavelmente, as marcas de serviços como Speedy (banda larga fixa), Ajato (banda larga fica da TVA), Fibra TV (TV via fibra óptica), Telefônica TV Digital e TVA (TV paga, via MMDS ou satélite) serão todas aglutinadas sob a marca Vivo.

O executivo já havia anunciado, sem detalhes, que a Vivo seria a marca comercial enquanto Telefônica seria destinada apenas para uso institucional. O Brasil é o único mercado mundial da Telefônica que usará a marca Vivo. Na América Latina, o grupo atua sob a marca Movistar. E, na Europa, a marca móvel é O2

 

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