sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mídias sociais devem movimentar US$ 10,3 bi

Projeção de faturamento do Gartner se refere ao ano de 2011. Em 2012, montante pode chegar a US$ 14,9 bilhões

Não é à toa que as mídias sociais estão no centro das atenções do mercado de comunicação. De acordo com projeção do Gartner, empresa de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação, o faturamento mundial do setor deverá atingir US$ 10,3 bilhões neste ano, o que representa um crescimento de 41,4% em relação aos US$ 7,3 bilhões do ano anterior.

As perspectivas para os próximos anos são ainda mais animadoras. Para os especialistas da companhia, em 2012 este valor pode subir para US$ 14,9 bilhões. Já a projeção para 2015 é de faturamento de US$ 29,1 bilhões. O levantamento leva em conta sites onde o conteúdo foi criado, consumido, promovido, distribuído, descoberto ou compartilhado com objetivo de estar relacionado com comunidades e atividades sociais.

A propaganda continua sendo a maior fonte de receita do segmento. De acordo com a empresa, o faturamento com marketing deve chegar a US$ 5,5 bilhões em 2011, podendo aumentar para US$ 8,2 bilhões em 2012. As principais ações dos anunciantes são display advertising e comerciais em vídeo digital para dispositivos como PCs, celulares e tablets.

Já a receita com jogos sociais poderá atingir o patamar de US$ 3,2 bilhões em 2011, e de US$ 4,5 bilhões, em 2012. O faturamento com assinaturas por sua vez, deve chegar a US$ 236 milhões, em 2011, e US$ 313 milhões, no ano seguinte. O Gartner faz a ressalva que poucos sites cobram mensalidade. A cobrança está relacionada, geralmente, a serviços premium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário