segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Argentina Ursula chega ao Brasil

Produtora de Lemon e Adrian chega ao Brasil em parceria com produtora executiva Anna Martinez

Acaba de desembarcar no Brasil a produtora argentina Ursula do diretor Lemon, sócio e diretor de cena e Adrian D’Amario, sócio e produtor executivo. A frente da operação brasileira está a produtora executiva Anna Martinez. Fundada há cerca de quatro anos e com sede em Buenos Aires, a produtora tem nove diretores de cena, entre eles Quinto Cruz, dupla de diretores composta por Rafael González del Cerro e Emiliano Lopez Cruz; o coletivo Another composto por Javier Usandivaras (diretor criativo e diretor de cena), Ramiro Nóbrega (diretor de cena) e Connie Dietrich (diretor de arte e fotografia); Kosai Sekine; McArdle Aoife; Steve Rogers; Filip Nilsson; Julián Montesano e Glue Society, coletivo de oito de diretores

De acordo com Anna Martinez, o ponto forte da empresa é a criatividade. “A Ursula é hoje uma das cinco principais produtoras da Argentina e realiza trabalhos também para o mercado europeu e australiano”. A executiva conta que foi procurada pelos sócios que estavam querendo entrar no mercado brasileiro. “Como estive durante anos trabalhando com produção executiva internacional (durante cinco anos produtora executiva da operação internacional da Bossa Nova Films), sou muito consultada por diretores e produtoras que querem estar no mercado nacional”. Essa espécie de curadoria, Anna também prestou, na parceria que a Dínamo estabeleceu com a Prime Focus, produtora especializada em pós-produção e efeitos, no início de 2011.

A operação da Ursula em São Paulo estará abrigada na sede da Dínamo, porém com operações independentes. “É um modelo em que só usamos o espaço físico da Dínamo e se for preciso teremos suporte em pós produção da Dínamo Digital”, explica.

Intercâmbio artístico
 
Nos últimos meses um movimento de internacionalização da produção tem chamado à atenção do mercado. Além de diretores brasileiros que passam a serem representados lá fora, outras produtoras fecharam parcerias com diretores internacionais para filmagens dentro e fora do país. Acredito que este movimento para as produtoras acabou acontecendo tarde aqui no Brasil. “Nossos clientes são multinacionais, as agências são multinacionais e assim deve acontecer com as produtoras”. No mês de agosto foi a vez da Custom Effects, de Barcelona, desembarcar no Brasil. Na semana passada, foi a Movie&Art que anunciou a incorporação de diretores nacionais ao seu time. Já em pós-produção, além da Prime Focus, outra parceria neste sentido foi estabelecida entre a BossaNovaFilms e a uruguaia Sky Cube, especializada em filmes 3D.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário