sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Harley Davidson Ultra Classic Electra Glide é o limite da lenda

A Harley-Davidson é praticamente uma instituição dentro do mundo das motocicletas. É uma mistura de anos de história, de muito marketing e de construção de motos de características bem fortes, que transformaram a imagem da marca em uma espécie de lenda. E para a fazer jus a essa fama, a fabricante norte-americana aposta no estilo que seus modelos inspiram. É o caso, por exemplo, do modelo topo de linha vendido no Brasil. A Ultra Classic Electra Glide é, em sua essência, uma motocicleta para ser usada em viagens a dois. Uma autêntica Touring, mas que não perde o apelo visual rebuscado que os modelos da marca possuem.

É principalmente a história da Harley que faz a Electra Glide ter uma vendagem interessante. No acumulado de janeiro a dezembro, 173 unidades foram emplacadas – bastante significativo para uma moto que custa R$ 64.200. As concorrentes Honda Goldwing e BMW R 1200 RT – mais caras, por R$ 92 mil e R$ 90.900 respectivamente – tiveram 36 e 43 motos comercializadas no ano.
Uma olhada de perto revela que a moto é um colosso sobre duas rodas. Não é como as que costumam encher as ruas e passar no meio do trânsito das grandes cidades brasileiras. O estilo é clássico. A dianteira tem a imponente carenagem mais larga nas extremidades e com um grande para-brisa na parte superior. Tanto os faróis principais e auxiliares como os piscas são redondos. A Electra Glide conta com um grande tanque de combustível no estilo gota que se encontram nos grandes e confortáveis bancos. O do carona é em um nível superior e ainda conta com encosto. Além do bom espaço para os dois ocupantes, a moto se destaca pela boa capacidade de carga. São três bolsas com espaço necessário para levar com tranquilidade a bagagem de duas pessoas.
O motor é o clássico Twin Cam V2 da Harley-Davidson. Esse propulsor de 1.690 cc desenvolve 91 cv a 5.300 rpm e 14,9 kgfm a 3.500 giros e está acoplado a uma transmissão de seis velocidades. E a Harley-Davidson retribui o preço relativamente salgado com uma boa lista de equipamentos. Estão lá o freio Brembo com ABS, piloto automático, desligamento automático do cilindro traseiro e suspensão traseira ajustável a ar. Já é uma lista recheada e requintada para uma moto, mas quem chama mesmo a atenção é o sistema de som feito pela Harman-Kardon com quatro alto-falantes, entrada para CD e iPod e 80 W de potência. Esta Harley junta, de forma inusitada, o melhor da tecnologia com o desenho mais clássico que uma motocicleta pode ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário