sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Especialista em Recursos Humanos analisa a atuação do jovem no mercado de trabalho

"Estamos inseridos em um contexto de velocidade do conhecimento e da conexão entre as pessoas que favorece o jovem", comenta o consultor pernambucano Wellington Maciel

Foi se o tempo em que senhores engravatados de cabelos brancos eram a espécie dominante nas chefias de grandes departamentos e na fundação de empresas que contribuíram para inovar o mercado de bens e serviços. Hoje, em pleno período de revolução digital, que suscita velocidade e criatividade, as novas gerações, crescidas em constante contato com esse ambiente, se mostram mais atuantes do que os jovens do passado.

“Estamos inseridos em um contexto de velocidade do conhecimento e da conexão entre as pessoas que favorece o jovem, que por ser mais antenado, muitas vezes se diferencia no mercado”, comenta Wellington Maciel, consultor em Recife (PE), que possui mais de 30 anos de experiência na área de gestão de pessoas e já trabalhou em empresas como Ambev e Coca Cola. “Por outro lado o jovem, hoje, lê menos e possui menos conteúdo que proporcione uma formação cultural mais abrangente, o que faz com que possua menos senso crítico diante do mundo”, opina.

Segundo ele, com os anos, o jovem ganhou espaço acompanhado por uma nova postura do mercado de trabalho. “Hoje, as empresas de focam mais na formação e capacitação do jovem, no lugar de exigirem experiência prévia, como acontecia antes”, comenta.

Maciel afirma que a ansiedade dos jovens profissionais por subirem muito cedo na carreira pode, algumas vezes, se revelar como um traço negativo. “Antigamente, a carreira que um profissional fazia em dez anos, hoje o jovem quer fazer em dois. Isso pode acabar sendo um aspecto negativo, à medida que ainda não ganhou a vivência de situações da vida que amadurecem”, opina.

Como uma forma de aproveitar o que o mercado tem a oferecer, ainda jovem, e assim assim com toda a visão de caminho de um empreendedor experiente, Maciel aponta algumas formas de inserção bem sucedida nesse mercado. “Hoje, o diferencial não é mais o conhecimento, isso, com a facilidade da internet, todos temos obrigação de ter, mas sim a inovação”, aponta.
Segundo ele, um jovem profissional que não se prende apenas à superficialidade do fluxo de informação dessa época e busca aprimorar sua visão de mundo de outras formas, possui mais possibilidades de se destacar em sua carreira e de empreender com sucesso. “Um jovem que aproveita todo o dinamismo dessa época e ainda assim aprimora seus conteúdos, se torna um profissional criativo, capaz de lidar com os desafios que o mercado coloca", pondera o analista.

Maciel também destaca como diferenciais três pontos. “Além de inovador, o mercado atual pede um jovem com boa capacidade de relacionamento, disponibilidade para se dedicar e acatar novas idéias e capacidade de trabalhar em equipe”, afirma.

Arquivo Pessoal
Wellington Maciel é consultor em Recife (PE), possui mais de 30 anos de experiência na área de gestão de pessoas e já trabalhou em empresas como Ambev e Coca Cola

 

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