quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ambev prega consumo responsável de bebida

A Ambev lançou nesta terça-feira, 31, uma campanha que restringe a venda de bebidas para menores de 18 anos e incentiva o consumo responsável de álcool. As ações “Jovens de Responsa”, “Supermercado de Responsa” e “Bar de Responsa” contam com parcerias com o Grupo Pão de Açúcar, ONGs e até mesmo com o governo. O ex-jogador Cafu é o embaixador.


Todos os locais que vendem bebidas alcoólicas terão o ícone +ID, que representa um convite à sociedade para se engajar na causa. A campanha conta com filme televisivo, no ponto de venda (bares, restaurantes e supermercados) e com o apoio do poder público.

A empresa colocará o símbolo nas embalagens de suas principais marcas, como Skol, Brahma e Antarctica, em cartazes e adesivos nos bares e restaurantes. Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais, crê que a estratégia é relevante e afirma que para haver mudança de comportamento é necessário também mudança na comunicação.

Com o intuito de garantir a redução da venda de álcool para menores, os consumidores deverão apresentar o documento de identidade na hora da compra a partir de setembro. Estabelecimentos do Grupo Pão de Açúcar são os precursores da iniciativa.
 
“A cerveja é para todo mundo. Só não é pra menores de 18 anos”. Esta é mensagem do filme de 30 segundos, criado pela Loducca, veiculado na TV aberta e fechada a partir de setembro. Milton Seligman, vice-presidente das relações corporativas da Ambev, afirma que buscaram fugir da acusação de que publicidade de consumo responsável não é tão criativa quanto à de consumo do produto. Para ele, a “campanha tem toda a pegada da campanha cervejeira”.
 
Veja o vídeo

Segundo o presidente da companhia, João Castro Neves, a empresa vem, desde 2003, “aprendendo e aperfeiçoando” as estratégias sobre consumo consciente, com o “Programa Ambev de Consumo Responsável”. Porém, somente em 2009 é que a “força da parceria” foi descoberta, algo que ele diz ser de extrema importância.

Um objetivo, exposto por Seligman, é “ser a melhor empresa de bebida do mundo”. Para isso, é necessário “fazer a diferença”, ressalta. De acordo com ele, até 2003 este setor econômico não participava do debate, por se tratar de álcool, algo que comercializam. Porém, neste mesmo ano, a Ambev começou a se envolver mais nestes assuntos, junto ao Ministério da Saúde.


A conscientização não é algo simples de ser realizada, coloca Seligman. “O governo não é capaz de fazer isso sozinho, ao menos que haja uma mudança de comportamento”, disse. E completa: “Não basta uma campanha na televisão”.


Leia mais sobre as ações da Ambev, divulgadas pela assessoria de imprensa


Supermercado de Responsa

O sistema criado pelo GPA permite que, ao efetuar o registro de qualquer bebida alcoólica, o código de barras desse item seja imediatamente identificado e o operador de caixa solicite a apresentação de documento que ateste a maioridade do consumidor. Com o documento em mãos, o funcionário do caixa insere a data de nascimento do cliente no sistema e, comprovada a maioridade (idade superior a 18 anos), a venda é autorizada.
 
O programa tem início em 395 lojas das redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí dos Estados de São Paulo e Paraná e até o final do ano será replicado às demais lojas do grupo em todas as regiões do Brasil. "Temos uma grande força de mobilização em nossas lojas e estamos com nossos pontos de venda a serviço da conscientização e engajamento sobre a importância do consumo consciente e responsável”, destaca Hugo Bethlem, Vice Presidente de Relações Corporativas do Grupo.

A partir de uma parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) o GPA prevê estender o sistema operacional às demais redes varejistas. “Essa é uma iniciativa muito importante, ainda mais porque poderá ser compartilhada por todas as empresas do setor. Trata-se de uma questão relevante às famílias brasileiras e temos que apoiar firmemente", destaca Sussumu Honda, presidente da Abras.

A parceria entre o Grupo Pão de Açúcar e a Ambev envolveu o desenvolvimento de programas de treinamento e conscientização dos colaboradores das lojas sobre a importância do controle da venda e do consumo responsável de bebidas, além de suas implicações.  

Bar de Responsa
O Bar de Responsa é uma iniciativa voltada a donos de bares para conscientizá-los a não vender bebida alcoólica para menores ou a pessoas embriagadas. A ação tem duas frentes: a primeira junto aos estabelecimentos das comunidades de baixa renda, foco do programa Jovens de Responsa. E uma segunda destinada a estabelecimentos em geral.

Lançada no Complexo do Muquiço, região da zona norte do Rio de Janeiro, onde a ONG Bola pra Frente atua, o Bar de Responsa nas comunidades promoverá uma reforma (pintura, restauro na fachada, doação de mesas e cadeiras e demais acessórios) nos estabelecimentos que agirem de forma mais responsável. Os moradores das comunidades é que indicarão os vencedores.

Para ajudar no trabalho de conscientização dos consumidores, os bares também recebem um kit que traz, entre outros itens, um quadro com os mandamentos de venda consciente e utensílios como abridores de garrafa com mensagens de consumo responsável.

Nos demais estabelecimentos contemplados com o programa, o treinamento que normalmente é feito com funcionários – que inclui, por exemplo, técnicas para tirar chope – ganhará um módulo para reforçar práticas de venda responsável de álcool.

Jovens de Responsa
Parceria com 10 ONGs de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador (Casa do Zezinho, Central Única das Favelas (CUFA), Cidade Escola Aprendiz, Cipó, Fundação Gol de Letra, Instituto Bola pra Frente, Instituto Crescer, Projeto Axé, Viva Rio e UNAS), o Jovens de Responsa tem como objetivo atuar nas comunidades onde essas organizações estão presentes para prevenir o uso abusivo do álcool e inibir o consumo por menores de 18 anos.

O objetivo é também encontrar iniciativas de prevenção simples, eficazes e fáceis de serem replicadas, as chamadas tecnologias sociais. Um dos exemplos mais interessantes é a Balada Black para adolescentes menores de idade. Uma festa sem álcool organizada mensalmente na favela de Heliópolis pelos Jovens Alconscientes, como se auto intitulam aqueles que são ligados ao projeto. A balada se tornou a melhor festa da comunidade e uma alternativa de lazer aos jovens com menos de 18 anos.   

Além da iniciativa da UNAS em Heliópolis, cada ONG que compõe o Jovens de Responsa, chamadas de ONGs de Responsa, desenvolve atividades específicas de inclusão social, cultural ou esportiva, com viés de consumo responsável. Duas vezes por ano, a Ambev promove um workshop onde todas se encontram para troca de melhores práticas.

Por Ana Carolina Lima

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