sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Uma má semana para a Wieden & Kennedy

Agência sofre um choque com a perda de Nokia e queda nas vendas de Old Spice


Uma semana após ocupar as manchetes de jornais especializados de todo o mundo por conta da campanha viral que trouxe o novo cara de Old Spice, Fabio, a Wieden+Kennedy sofre alguns baques importantes.

O primeiro e mais importante é que o escritório de Londres da agência deixa de atender a conta global de Nokia, a maior verba do braço britânico da W+K. Não informações sobre o que vai acontecer com a conta.

O anunciante já vinha retirando parte da verba da agência, especialmente após decidir pela divisão da companhia em duas unidades de negócios distintas: smart devices e mobile. A verba da segunda unidade foi entregue à Fallon em maio deste ano. Posteriormente, o anunciante apontou a Inferno para criar uma campanha institucional global.

A agência já havia anunciado há alguns meses que 10% de seus funcionários estavam em funções redundantes após os cortes de investimentos recentes do cliente. A tendência é que a situação piore com a perda de toda a verba.

Outra má notícia para a agência tem a ver justamente com o cliente que a colocou nas manchetes recentemente: Old Spice.

Apesar do estrondoso sucesso da campanha com Fabio e Isaiah Mustafa disputando o cargo de “cara de Old Spice”, com 17 milhões de visualizações na semana pasada, existem dúvidas em relação à eficácia da iniciativa.

No ano passado, a Wieden lançou a campanha “Responses”, ao mesmo tempo em que a Procter&Gamble, dona da marca, apostou em uma estratégia de cupons para ampliar as vendas.Com o tempo, o anunciante reduziu os cupons, mas as vendas caíram. Conclusão: os cupons ajudaram nas vendas. A campanha nem tanto.

A queda nas vendas atingiu 24% nas quatro semanas encerradas em 10 de julho deste ano. Em 2010, graças à campanha e aos cupons, as vendas saltaram mais de 100%, o que garante que hoje as vendas sejam 50% do que há dois anos. Aí sim, existe um mérito de prazo mais longo para o personagem de Isaiah Mustafa.

Com informações da Campaign e AdAge.

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