sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Honda anuncia recall de mais de 2,2 milhões de carros; no Brasil, são 390 Accord

A Honda anunciou nesta sexta-feira (5) um recall de 2,26 milhões de veículos, entre eles, o sedã Accord e o crossover CR-V, dois dos modelos mais populares da marca japonesa em mercados cruciais, como os Estados Unidos. No Brasil, em princípio, foram atingidos 390 Accord LX de ano/modelo 2005.


Os chassis destes vão de
3HGCM56305G00001 a 3HGCM56305G500390. Mais informações podem ser obtidas no telefone 0800-775-5346, ou no site da Honda. Os reparos começam a ser feitos no próximo dia 10.

Nos EUA, 1,5 milhão de carros deverão ter o software da transmissão automática atualizado -- mesma medida a ser aplicada aos Accord do Brasil. Segundo o fabricante, o risco é que, numa troca rápida entre as posições do câmbio, um dos rolamentos da transmissão acabe quebrando.

O comunicado da Honda brasileira, publicado nesta sexta na mídia impressa, joga a "culpa" no motorista: o risco de danos viria de uma "utilização equivocada da alavanca seletora de marchas pelo condutor".


O aviso enviado às redações é mais descritivo. Afirma que "a reprogramação [da ECU] é necessária pois, caso o condutor faça repetidamente a mudança da alavanca seletora da transmissão entre as posições R (ré) e D (drive) com a rotação do motor ainda elevada, além das rodas em movimento, a ação poderá forçar um dos rolamentos da transmissão, provocando sua quebra".


Como lembrou o
Wall Street Journal, tal manuseio da transmissão pode ser necessário em situações de atolamento na lama ou na neve -- o que não configura um "uso equivocado" da transmissão (mas que, de fato, é mais comum nos EUA e na China).

Os Accord afetados (inclusive no Brasil) são os de motor 2.4 de quatro cilindros fabricados entre 2005 e 2010. Já os CR-V vão de 2007 a 2010. O SUV Element, que não é vendido por aqui , também deve ser revisado -- dele, foram chamadas unidades fabricadas entre 2005 e 2008.


Na China, a Guangqi Honda Automobile, parceria da marca japonesa com a fabricante local Guangzhou Automobile, anunciou o recall de 605.025 Accord produzidos entre 2004 e 2009, além de 151.489 unidades da minivan Odyssey feitas no mesmo período. Outra parceria da Honda, esta com a Dongfeng, faz o recall de 4.001 Spirior, variação chinesa do Acura TSX também equipada com o motor de 2,4 litros.


EM XEQUE

O megarrecall da Honda nada tem a ver com o terremoto e o tsunami no Japão, ocorridos em março último -- basta notar que todos os carros foram fabricados antes da tragédia. Ele reflete, principalmente, a política de usar o mesmo trem de força (motor e transmissão) em diferentes modelos.

Mas é um novo golpe na credibilidade e confiabilidade de uma marca automotiva oriental. A Toyota já passou por isso com os sucessivos recalls globais de carros como os best-sellers Corolla e Camry, no ano passado. Alguns acidentes que resultaram em morte foram atribuídos a defeitos no acelerador.


Um presságio de que uma turbulência poderia atingir a Honda surgiu ainda nesta semana, quando o Civic 2012
deixou de ser recomendado pela respeitada publicação Consumer Reports. Na semana passada, mais de 100 mil Honda Civic brasileiros foram chamados para ajustes na bomba d'água.

De acordo com a Honda, nenhum acidente grave causado pelo eventual defeito na transmissão foi registrado até agora, e o caráter do recall é 100% preventivo.

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