segunda-feira, 15 de agosto de 2011

STR segue em ritmo de 'butique' de imóveis


A mudança na dinâmica do mercado imobiliário, fomentada pela grande oferta de crédito que gerou a febre de IPOs, não sensibilizou a carioca STR Incorporações Engenharia, que optou por continuar como uma “butique” de imóveis. Na contramão da tendência – sinalizada pela prática comum de as empresas divulgarem como grande diferencial o volume de unidades lançadas, a STR se mantém fiel à tradição que exercita há uma década, desde quando foi constituída: lançar, na média, dois empreendimentos por ano.


“A STR foi fundada num momento caracterizado pela estagnação do mercado, assumindo como bandeira principal a expertise de seus diretores, que já então possuíam mais de 25 anos de experiência no setor. Por muito tempo, a empresa manteve seus projetos com capital próprio. Após 2006, com o início da maior oferta de crédito, muitos players entraram no mercado, ou se capitalizaram através de IPO’s, aumentando em muito a competitividade, e a STR teve que se reestruturar”, conta o diretor-presidente da incorporadora, Marco Baêta Neves.


A reestruturação veio, mas a empresa manteve a filosofia inicial, ressalta Baêta. “Foi traçado um planejamento estratégico de longo prazo, com a ampliação de alguns departamentos, mas os focos foram mantidos, entre eles executar e entregar produtos com qualidade e respeitar os prazos contratados”, garante o diretor-presidente da STR.


“Por se tratar de uma empresa de capital fechado, a STR não tem a necessidade de simplesmente realizar negócios. Temos sim, a obrigação de realizar bons negócios para os acionistas, assim como de manter o respeito ao cliente final. Nos destacado como uma marca referencial em pontualidade, qualidade e performance. Não queremos ganhos de escala em um ritmo que não nos permita manter essas três qualidades. Para nossa empresa, o cliente não é um número, ele tem um nome, e atendimento personalizado”, diz Baêta.


Um exemplo do atendimento personalizado, mencionado por Baêta, é a linha de serviço chamada Personal Home, que a STR disponibiliza em alguns dos seus empreendimentos.


“A Personal Home permite ao cliente fazer alterações na planta original do projeto, e ter a possibilidade de escolher diferentes acabamentos, de acordo com suas preferências. E já que prometemos cumprir prazos, nossos contratos prevêem o pagamento de multa de 1% ao mês do valor do empreendimento, se a entrega ocorrer após o prazo estabelecido. É uma fórmula que dá certo”, finaliza o diretor-presidente da STR Incorporações Engenharia, Marco Baêta Neves.

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