quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Planejando sua campanha de e-mail marketing

Para planejar uma campanha de email marketing, você deve estar atento a alguns detalhes importantes, tais como objetivos da campanha, lista de emails, dia e horário dos envios etc. Pensando nisso, a Virid Interatividade Digital criou uma lista com os tópicos mais importantes a serem abordados na hora do planejamento de uma ação, confira:

 
- Quais os objetivos da campanha (atrair mais visitantes ao site, aumentar as vendas de produtos, conquistar a fidelidade dos consumidores etc)?
- Os departamentos da empresa envolvidos com a campanha (marketing, design, TI, atendimento, vendas etc) estão alinhados com seus objetivos?
- Onde você pretende conseguir seus endereços de email: Aluguel de listas ou desenvolvimento de uma base própria?
- Como você pretende atrair seus destinatários para o clique ou para o contato?
- Como você pretende transmitir a mensagem, para garantir que a maior parte do conteúdo seja lida?
- Como tornar sua mensagem visualmente atraente para seu público-alvo?
- Qual a periodicidade do envio de seus emails?
- Você enviará o email em um dia/horário em que sua audiência costuma ler?
 
- No template, você disponibiliza dados para que os destinatários entrem em contato?
 
- Você incluiu uma informação para o destinatário adicionar seu email à lista de contatos ou à whitelist, para assegurar que suas próximas mensagens sejam entregues na caixa de entrada?
- Você inseriu uma chamada viral incentivando o leitor a encaminhar seu email aos amigos? Você também pode usar os ícones das redes sociais das quais faz parte, como o Twitter e facebook, por exemplo.
 
- Existe alguma área do site em que o destinatário pode atualizar seus dados de cadastro? Se sim, inclua o link no email.
Em se tratando de listas, você deve estar atento a:
- Você está enviando a mensagem para a lista correta?
- Você tem permissão para enviar emails às pessoas da(s) lista(s)?
- Os dados dos contatos estão atualizados? email?
O planejamento é um fator importantíssimo para sucesso de uma campanha, veja se o seu está de acordo com os itens acima e se não faltou algo em sua lista. Aproveite essas dicas e mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário