segunda-feira, 1 de agosto de 2011

JAC Motors constrói fábrica no Brasil

Planta industrial deve começar a operar em dois anos, com capacidade para a venda de 100 mil veículos ao ano

Depois de apenas cinco meses do lançamento oficial de sua marca no Brasil, a montadora chinesa JAC Motors anuncia nessa segunda-feira, 01, um acordo com Sérgio Habib, importador da marca no País, para a construção de uma fábrica em solo nacional. A expectativa é que a planta industrial comece a operar em dois anos, com capacidade para a venda de 100 mil veículos anualmente.

A JAC segue os planos da Chery, outra chinesa que deve erguer uma fábrica em Jacareí, no interior de São Paulo, além da coreana Hyundai, que também investe na construção de uma fábrica na cidade de Piracicaba (SP), todas de olho nos lucros que o quarto maior mercado de veículos do mundo, com previsões de alcançar 3,7 milhões de carros em 2011, pode render.
A representatividade das marcas chinesas no mercado total é de 6%, mas a participação chega a 30% considerando a sua presença entre os importados. Em junho, apenas três meses depois do lançamento da marca no País, a JAC atingiu 1,04% de share, a maior fatia entre as chinesas.

A marca opera hoje com a recém-lançada minivan J6 (para cinco ou sete passageiros), além do modelo hatch J3, que soma vendas de 10 mil unidades no ano. Os carros chegam com algumas adaptações feitas especialmente para o brasileiro, como cor de estofamento, eliminação de rebarbas nos tecidos e painel e aumento de densidade da espuma dos bancos. Hoje, o J3 ocupa a 29ª posição no ranking brasileiro de vendas de automóveis no país, seguido de modelos já fabricados no Brasil, como FIT e Civic, da Honda, o 207, da Peugeot, o Space Fox, da VW, e o Livina, da Nissan. Já no segmento de hatch pequeno, o carro da JAC ficou em sétimo lugar, com 2,3%.

Com 50 concessionárias, das quais 35 do próprio importador, a JAC Motors pretende expandir a sua rede para 150 pontos até o fim de 2012, o que lhe garantirá uma cobertura de mais de 70% do território nacional. Os próximos modelos a serem lançados são o sedã J5 e o compacto J2. A montadora estuda ainda a oferta de carros com motor flex.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário