quinta-feira, 28 de julho de 2011

Iveco faz parceria para capacitação de motoristas

A Iveco firmou parceria com o Centro de Ensino no Transporte e Tecnologia (CETT)de Lins, interior de São Paulo, para a formação prática de motoristas de todo o Brasil. Com a parceria, foram cedidos a princípio dois caminhões Stralis NR, ambos para a realização de aulas práticas orientadas e supervisionadas pela instituição.

Para Marcelo Bouhid, gerente de marketing da empresa, “ao fornecer veículos para o treinamento de motoristas, a Iveco investe no futuro do País e contribui para a qualificação de motoristas. O objetivo é fazer com que esses profissionais alcancem cada vez melhor desempenho no transporte, além de Conscientizá-los em relação à dirigibilidade segura e responsável”, completa. Com o Iveco Stralis sendo utilizado para as aulas práticas será possível aos participantes conhecer de perto todas as tecnologias embarcadas na família de extrapesados Iveco.
A capacitação é voltada a motoristas portadores de carteira C, D ou E e transportadores e inclui aulas teóricas e práticas num total de 70 horas, distribuídas em seis módulos. Entre eles estão o desenvolvimento interpessoal, saúde do motorista, custos, legislação, laboratórios, além de prática orientada e supervisionada. No módulo voltado à saúde, os participantes recebem informações importantes, como por exemplo, encontrar formas de melhorar sua qualidade de vida e saúde com o que há de disponível nas estradas, além de conscientizar-se sobre uma alimentação mais saudável, ter uma postura correta ao volante, assistir aulas sobre ergonomia, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. Todo o módulo contém informações voltadas para a prevenção de acidentes, saúde preventiva e curativa e noções sobre primeiros socorros.
No módulo dedicado ao desenvolvimento interpessoal, é possível aprender sobre marketing pessoal, comunicação, gestão da qualidade, ética e cidadania. No módulo de custos, os motoristas aprendem ainda a efetuar sua auto-gestão financeira, calcular custos no transporte e efetuar manutenção preventiva dos pneus. Leis relativas ao transporte de cargas, além de responsabilidade civil e penal fazem parte das aulas do módulo legislação. Já nas aulas de laboratório será possível ao aluno receber instruções de mecânica e informática básica, rastreamento por celular, satélite e gerenciamento de risco. Na etapa de prática orientada e supervisionada é aplicada ao aluno uma avaliação veicular e condução eficaz.
Caso o motorista, autônomo e/ou frotista, queira obter uma qualificação mais avançada, há a possibilidade de incluir outros módulos no treinamento (Júnior, Pleno, Sênior, Premium) onde ao completar cada um deles o aluno recebe um selo (Bronze, Prata, Ouro e Diamante) que o distingue em relação a outros profissionais.
O CETT foi fundado em 05 de março de 2010, com o objetivo de profissionalizar e qualificar o setor de transporte rodoviário. Em pouco mais de um ano de trabalho o CETT formou mais de mil alunos nas empresas do Grupo Pão de Açúcar, Tranzape Transporte e Triunfo Transporte e Logística, entre outras. Dependendo da demanda, a Iveco poderá disponibilizar mais caminhões, inclusive de outros segmentos. “Outro ponto positivo desse tipo de parceria é que ele nos possibilita ajudar as empresas na retenção desses motoristas. Com o grande volume de vendas alcançado pelo mercado de caminhões nos últimos tempos, cada vez mais nossos clientes estão com dificuldades para formar e reter bons profissionais”, ressalta Bouhid.
Para matricular-se no curso é necessário que os interessados (motoristas autônomos e frotistas) dirijam-se à cidade de Lins, São Paulo, apresentando RG, CPF e carteira de motorista habilitação C, D ou E. Antes do inicio das aulas o aluno deve prestar uma avaliação psicológica e outra veicular. Na parte prática será avaliado o seu desempenho quanto ao domínio do equipamento com o qual o motorista pretende trabalhar.
Serviço:
CETT – Centro de Ensino no Transporte e Tecnologia
Curso de Formação, Qualificação e Gestão para formação de Unidade Móvel
Rua: Campos Sales, 775 – Jardim Campestre
CEP: 16400-272
Fone/Fax: (14) 3532-4346
Lins – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário