sexta-feira, 29 de julho de 2011

Itaú Cultural entra em cena


Auditório Ibirapuera passa a ser administrado pelo Itaú Cultural pelos próximos cinco anos


O Auditório Ibirapuera será administrado pelo Itaú Cultural, em substituição ao Instituto Auditório Ibirapuera (IAI), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que era responsável pela gestão do espaço desde 2004. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, o acordo prevê a estreia de novos projetos nos próximos cinco anos.
Não deve haver mudança no nome do teatro e nem na programação já acordada em 2011. De acordo com informações publicadas na edição dessa sexta-feira, 29, pelo jornal Folha de S. Paulo, o Itaú Cultural se comprometeu a reduzir o preço dos ingressos e promover eventos gratuitos.
O investimento previsto no projeto não foi informado, mas a instituição já adiantou que não deve utilizar recursos provenientes de incentivo fiscal. O resultado do edital foi publicado no "Diário Oficial" nessa quinta-feira, 28, e o contrato deve ser homologado nos próximos dias.
O Itaú Cultural foi o único participante do edital aberto pela prefeitura depois que a própria IAI solicitou a rescisão contratual por entender que a sua capacidade de gestão estava aquém do potencial que o auditório pode oferecer. Mário Cohen, presidente do IAI, afirma ter procurado o secretário Carlos Augusto Calil na tentativa de buscar uma solução para a crise de recursos instaurada desde fevereiro de 2010, quando o Auditório Ibirapuera perdeu o patrocínio da TIM.
Em 2003, a operadora de telefonia móvel investiu R$ 29 milhões para construir o Auditório Ibirapuera. Inaugurado em 2005, o espaço foi doado à Prefeitura do Município de São Paulo, materializando um projeto concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer há 50 anos. As obras foram supervisionadas pelo próprio escritório de arquitetura de Oscar Niemeyer, que acompanhou pessoalmente as adaptações necessárias ao projeto original. Com 4.870m2 de área construída, o espaço é utilizado para atividades culturais ligadas à música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário