segunda-feira, 11 de julho de 2011

Fast Marcas aproveita onda do crowdsourcing publicitário

A Fast Marcas chega ao mercado publicitário nacional. A intenção é "preencher uma lacuna" por meio do crowdsourcing (modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias) adaptado para a realidade nacional do mercado publicitário, segundo a empresa, "sem gerar um conflito com os profissionais da propaganda".

 
“Desenvolvemos um site com uma estrutura confiável pronta para atender o mercado brasileiro por meio de voluntários espalhados pelo mundo capazes de oferecer uma solução inteligente para um problema de propaganda”, explica o empresário Nicola Giani.
 
A exploração do crowdsourcing na criação publicitária é um tópico bastante recente em âmbito global. A Zooppa, empresa italiana, é uma das pioneiras neste mercado e foi criada apenas em 2007.
 
Lançada em julho, a Fast Marcas quer "suprir a carência dos pequenos e micro empresários brasileiros que buscam um material de qualidade com a supervisão de profissionais qualificados". “Uma empresa que fatura R$100.000,00 ao ano não pode investir R$ 3.000,00 em uma marca, mas também não deve procurar um sobrinho que oferecerá uma marca por R$300,00 sem conhecimento na área. Nosso trabalho não conta com o estudo e planejamento que uma agência convencional tem a oferecer, no entanto, garantimos serviços feitos por profissionais da área sob a orientação de profissionais qualificados”, defende Nicola.
 
Como funciona
O “cliente” apresenta uma necessidade (projeto), efetua o pagamento e automaticamente lança um concurso criativo. “A partir daí mais de dois mil designers e publicitários terão acesso a este concurso e oferecerão ideias criativas para solucionar o problema”, explica Nicola.
 
A equipe da Fast Marcas fica encarregada de garantir que profissionais qualificados participem do concurso. “Fora isso, ao longo do concurso, faremos orientações e sugestões para que o material produzido atinja seu público-alvo, garantindo o sucesso da empresa”, completa.
 
Os serviços variam de ações para o lançamento de produto, inauguração de um negócio à criação de uma logomarca. “A batalha é travada de 10 em 10 opções. A pessoas escolhe as que mais agradam e elimina o restante. Conforme vai sendo eliminado, abre espaço para outras opções”, comenta o empresário.
 
A empresa ainda oferece o serviço de registro da marca ou nome.

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