quinta-feira, 19 de maio de 2011

Nizan Guanaes, criatividade nos negócios

 

O chairman do Grupo ABC está na lista da Fast Company com as 100 pessoas mais criativas de 2011 entre executivos, dirigentes e empreendedores em diversos setores

Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC, é um dos nomes que compõem uma lista montada pela revista Fast Company com as 100 pessoas mais criativas do mundo dos negócios. Ele ocupa o 50º lugar. A publicação colocou mais dois brasileiros nesse ranking: Eike Batista, do Grupo EBX (58ª posição), e Oskar Metsavaht, da Osklen (no 73º posto).

O primeiro nome da lista da Fast Company é Wadah Khanfar, diretor geral da Al Jazeera. Na seleção de pessoas criativas estão, além de executivos de empresas do porte de Pepsico, Nike e BMW, representantes do cenário digital, como Jack Dorsey (Twitter e Square, em quarto lugar) e Marcos Weskamp (Flipboard), personalidades da mídia – Oprah Winfrey está duas posições abaixo de Arianna Huffington (Huffington Post Media Group), que é a décima colocada – e artistas como Conan O’Brien (o oitavo na lista), Tina Fey (39º lugar) e Tom Sachs (96º lugar).

Estão na lista também empresas como Apple,Google, Microsoft, Facebook e Netflix, mas sem referências a seus principais comandantes. Há ainda instituições como a Universidade de Oregon (no caso, a área de futebol americano) e o MIT Media Lab. 

No setor da propaganda, fora o Grupo ABC, há mais um representante: a Wieden+Kennedy emplacou John Jay, diretor executivo global de criação, no 41º posto. Em relação ao publicitário brasileiro, a Fast Company diz assim: “se você não conhece Nizan Guanaes, logo conhecerá”.

De acordo com a revista, o brasileiro quer levar seu grupo a assumir a nona posição dentre as maiores agências de publicidade antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016 – a holding está em 19º lugar no Agency Report de Advertising Age.  

O estilo da grife de Oskar Metsavaht, a Osklen, conquista fãs da França ao Japão Crédito: Arthur Nobre
Sobre Eike Batista, a Fast Company aponta que o magnata – é esse o termo usado – tem “duas modestas ambições: tornar-se a pessoa mais rica do planeta e transformar o Rio de Janeiro na cidade mais dinâmica do mundo”. A revista justifica a escolha de Batista remetendo a investimentos de US$ 230 milhões para despoluição da lagoa Rodrigo de Freitas, renovação do hotel Glória e construção de um hospital.

Quanto a Oskar Metsavaht, uma força real no universo fashion por meio de sua grife, conforme salienta a Fast Company, são destacados o estilo elegante e sensual das coleções, que conquistam fãs na França, Itália, no Japão e nos Estados Unidos. “Tudo se trata de ter uma mente aberta para a arte, o design e a sustentabilidade”, declarou à revista.
 
Unesco

No dia 27 de maio, em Paris, Nizan Guanaes será nomeado Embaixador da Boa Vontade da Unesco, braço da ONU para a educação. Junto com ele serão homenageados com o mesmo título Oskar Metsavaht e o artista plástico Vik Muniz. O papel como Embaixador da Unesco será exercido por dois anos. A missão é promover causas junto à juventude e à inclusão social, entre outros temas.


Guanaes também integra o alto comissariado da Unaids, outra iniciativa ligada às Nações Unidas, mas esta dedicada ao atendimento de pessoas portadoras de HIV. Na Unaids, o chairman do Grupo ABC tem como uma de suas atribuições discutir e propor campanhas e estratégias de comunicação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário