terça-feira, 15 de março de 2011

Publicidade online supera a impressa nos EUA


De acordo com uma pesquisa do Pew Research Center, o número de leitores e a receita publicitária dos sites de notícias superaram pela primeira vez a dos jornais impressos nos Estados Unidos.

A receita publicitária dos sites de notícias foi de US$ 25,8 bilhões em 2010, afirma o relatório, mencionando dados do grupo de pesquisa eMarketer. Já a dos jornais caiu 46% em quatro anos, e ficou em US$ 22,8 bilhões em 2010, com US$ 3 bilhões adicionais em receita publicitária on-line.

Além disso, 46% dos norte-americanos que foram entrevistados disseram se informar pela internet no mínimo três vezes por semana, contra 40% que disseram obter notícias em jornais e seus respectivos sites.

O declínio da mídia impressa não se deve apenas à crise econômica, mas também porque os usuários passaram a utilizar mais a internet para notícias e informações e é isso que atrai os anunciantes. Tom Rosenstiel, diretor do Project for Excellence in Journalism, afirma que “a rápida adoção do computador tablet e a expansão do uso dos celulares inteligentes só reforçam essa tendência.”

Editoras de jornais como a Gannett, New York Times Co. e McClatchy continuam a ter diminuição em sua receita publicitária, enquanto outras mídias recuperam faturamento publicitário, como a televisão.

As informações são da Folha on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário