quinta-feira, 31 de março de 2011

Estadão lança versão exclusiva para iPad


O Estadão lança nesta quinta-feira, 31, sua nova versão para tablet. O novo formato traz conteúdo e diagramação exclusivos para o dispositivo. 

O Estadão Tablet pode ser considerado mais uma via entre as outras versões do jornal, com identidade própria, conteúdo específico e exclusivo. "Não é o jornal na internet, mas um novo produto. Produzido para esse formato, ele permite uma experiência diferente de leitura, multimídia e, ao mesmo tempo, portátil", explica Claudia Belfort, editora-chefe de Conteúdos Digitais do Grupo Estado, área responsável pelo Portal Estadão.com.br e pelo novo produto.


Segundo ela, há profissionais específicos para a produção do Estadão Tablet, como redator e diagramador, mas com apoio das redações do impresso e do portal. Essa equipe está sob a supervisão de Guilherme Werneck, editor de Pesquisa e Desenvolvimento do Portal Estadão.com.br.


O jornal usa a tecnologia Woodwing - a mesma empregada nas revistas do Grupo Time Warner (Time, Fortune, People, Sports Illustrated, entre outras) - podendo ser baixado para leitura posterior off-line de toda a edição. Além das matérias, o formato possibilita a visualização de vídeos, galerias de fotos, arte, infográficos, entre outros recursos multimídia.


"A oferta de novos conteúdos em múltiplos dispositivos é um caminho natural de evolução da estratégia digital do Grupo Estado. Estima-se que o número de tablets no Brasil esteja entre 50 e 100 mil, mas que esse número crescerá significativamente em 2011. Haverá progressivamente um grande número de usuários que podem ser atingidos por esse produto, um público muito interessante de leitores e consumidores", avalia Silvio Genesini, diretor-presidente do Grupo Estado.


Todas as manhãs uma edição do jornal estará disponível para os leitores, com reportagens em texto, fotos e vídeos de alta definição. Os assuntos serão agrupados em editorias, com matérias e colunas do dia, mas com um formato repensado para essa mídia. Além de todos os cadernos e as editorias do impresso, essa versão contará com os principais suplementos semanais do Estadão.


Segundo Nicholas Serrano, diretor de Produtos para Plataformas Digitais do Grupo Estado, há estudos para que o Estadão no iPad tenha outros serviços, como promoções, jogos e fóruns de discussão.


A versão 3.0 do novo aplicativo para iPad do Estadão também vem com novidades e oportunidades para o mercado anunciante. "Além de todas as possibilidades tecnológicas de interação e vídeo que os anúncios no tablet já propiciam, tivemos um cuidado especial em pensar onde e como eles aparecerão para gerar o máximo de retorno aos nossos clientes", afirma Sergio Kligin, diretor Comercial de Mídias Digitais do Grupo Estado. Nessa nova versão, além do patrocínio master já fechado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), os clientes terão a possibilidade de patrocinar as editorias do Estadão, criando, dessa forma, uma identidade dos cadernos com suas marcas, além de facilitar uma estratégia cross media entre jornal e iPad.


O produto estará disponível para aqueles que tiverem assinatura digital do Estadão, que terá um preço promocional de lançamento de R$ 29,90 por mês, com direito, também, ao digital pages (a edição em formato digital de O Estado de S. Paulo). Essa assinatura é única para acesso aos conteúdos digitais no computador e nas outras versões de tablets que estarão disponíveis proximamente. É possível também a compra avulsa da edição diária, na Apple Store, a US$ 1,99.

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