segunda-feira, 14 de março de 2011

Circulação de revistas cresce 7% em 2010

 

Entre as revistas líderes, destaque para a alta de 17% de Playboy, puxada pela ótima performance da edição com a atriz Cleo Pires 

Fechados na semana passada, os números do Instituto Verificador de Circulação (IVC) sobre o desempenho das revistas brasileiras em 2010 revelam avanço de 7,3%. Os títulos semanais cresceram 8%; os quinzenais, 21%; e os mensais, 5%. No ano passado, houve lançamentos de 25 títulos semanais, três quinzenais e 187 mensais, de acordo com os dados do IVC.

“A performance é excelente e confirma o grande interesse dos leitores pelo meio revista”, afirma Pedro Martins Silva, presidente-executivo do Instituto. Com o ritmo aquecido da economia, lembra ele, as editoras fizeram mais investimentos concentrados não somente em jornalismo, mas também em todo o processo produtivo, como distribuição, estoque e marketing.

Entre as revistas líderes em circulação, vale ressaltar a alta de 17% de Playboy, puxada pela ótima performance de vendas em bancas da edição de agosto, que trouxe na capa a atriz Cleo Pires. Foram vendidos 373 mil exemplares avulsos deste número – bem mais que os 194 mil da paraguaia Larissa Riquelme, segunda colocada no ranking de 2010 da revista. Além da venda avulsa, a Playboy conta com cerca de 92 mil assinantes.

Como se sabe, a escolha das capas é fundamental para o desempenho das revistas nas bancas. No caso de Veja, que tem a maior circulação do País, na casa de 1 milhão de exemplares por semana, a campeã de vendas no ano passado foi uma edição de fevereiro que estampava a manchete “O fim do efeito sanfona”. Os mais de 205 mil exemplares vendidos em bancas na ocasião representam 30% mais que a média de vendas avulsas de Veja em 2010. 

Outro movimento notável na circulação de revistas é o incremento dos títulos voltados às adolescentes. Líder do segmento, a Capricho cresceu 37% em 2010, ultrapassando a média quinzenal de 203 mil exemplares. Suas maiores concorrentes também avançaram: a circulação da Todatenn aumentou 56%, batendo média de 133 mil mensais; e a da Atrevida cresceu 48%, atingindo 130 mil mensais.

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