quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Apple lança serviço de assinatura digital de conteúdo

 
A Apple está lançando um serviço de assinatura de conteúdo digital voltado para revistas, jornais, vídeos e músicas comprados por sua loja on-line iTunes App Store.  
 Donos de conteúdo podem definir o preço e a duração da assinatura, o que marca uma ruptura em relação ao sistema anterior baseada em "banca de jornal" em que cada edição de uma revista, por exemplo, poderia ser comprada separadamente. 

A Apple vai processar todos os pagamentos e ficar com 30% da receita. Mas a companhia vai permitir que os donos de conteúdo vendam assinaturas digitais em seus sites, pelos mesmos preços cobrados na App Store. Nesse caso não haverá compartilhamento de receita. 

"Nossa filosofia é simples, quando a Apple gera um novo assinante, a empresa ganha parcela de 30%, quando o produtor traz um novo assinante ou usuário existente, ele fica com 100 por cento e a Apple não ganha nada", afirmou em comunicado o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs. 

Pelo novo sistema, os consumidores decidem o nível de informação que fornecem aos produtores de conteúdo quando fazem a assinatura dos produtos. Como essas informações serão usadas ficará a cargo dos produtores. 

A decisão de lançar um serviço amplo de assinaturas surge semanas depois que a Apple se aliou à News Corp para lançar o "The Daily", a primeira publicação com assinatura disponível na iTunes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário