terça-feira, 18 de dezembro de 2012

TTK traz novas possibilidades ao MKT Esportivo



Tornar possível uma vivência ampla com produtos e marcas que estão no dia a dia dos consumidores: esse é o conceito de BrandPlay, lançado pela TTK, única empresa brasileira de marketing esportivo voltada exclusivamente para esportes amadores – também chamados de esportes de participação.
Fundada por Gustavo Resende e Marcos Yano em 2004, a TTK anuncia agora novidades ao apresentar projetos completos de marketing envolvendo esses esportes. Mais que isso, a TTK possui um portfólio próprio de competições esportivas com cobertura nacional – colégios, universidades, parques, clubes e campos de várzea de todo Brasil – de diversas modalidades e que tem como praticantes crianças, jovens e adultos. Todos os torneios são estruturados em plataformas, com pontos de contato de marcas com o público (atletas ou torcidas) antes, durante e depois dos jogos, que vão muito além da comunicação pontual.
 
Atualmente, o cenário mundial envolvendo mídia, publicidade e marketing com esportes aponta uma tendência que, no decorrer dos anos, vem ganhando força e cada vez mais espaços nos planejamentos de comunicação de anunciantes. No entanto, são poucos os que ainda conseguem participar deste nicho, que já tem marcas renomadas como patrocinadores oficiais dos maiores eventos esportivos nacionais e mundiais. Por isso, focar em outras modalidades e até mesmo em negócios diferenciados é uma solução que traz o público alvo para perto de sua marca preferida de maneira ainda mais eficiente. É nesse momento que o esporte amador entra em campo e faz a diferença.
 
“Nós estamos ocupando uma faixa do mercado que ninguém, ou quase ninguém, está presente de forma integral. Os nossos produtos são o complemento das estratégias de visibilidade no esporte. As marcas hoje falam com seus consumidores, o fã de esporte, no momento em que ele assiste jogos ou grandes torneios. Mas e no momento em que ele pratica e que pode interagir com os produtos?”, questiona Gustavo Resende, sócio-diretor da TTK. A partir de reflexão sobre essa pergunta a empresa começou a dar seus primeiros passos e hoje já conta com grandes anunciantes em sua carteira de clientes, como Visa, Banco do Brasil, Adidas, Centauro, Marfrig, EA Sports, FIFA, Warner Brothers e Schincariol, entre outras, que apostam em uma nova forma de marketing esportivo.
 
Ainda com foco no mercado em amplo crescimento, Marcos Yano, também sócio-diretor da TTK, complementa: “Nós crescemos 150% nesse ano. Mais que dobramos nosso faturamento em relação ao ano passado e isso mostra também que o posicionamento que estamos assumindo é muito promissor. Estamos apostando no segmento certo, nos anunciantes e parceiros certos e, mais que isso, o público está correspondendo as nossas estratégias”, afirma.
 
 
Principais cases TTK
 
As competições com as quais a TTK trabalha são, na verdade, conteúdos muito ricos para serem explorados pelas marcas. Outros eventos similares tem dificuldade de obter sucesso comercial porque existem apenas para o lazer. Além de que poucos se prontificam a estruturar esses conteúdos de uma forma profissional, de maneira que atenda de fato às necessidades de comunicação do mercado publicitário. Por isso, com grande cobertura no País, a TTK possui em seu portfólio importantes torneios que a colocam como especialista no que faz e que possibilita, assim, um vasto leque de opções aos anunciantes.
 
Alguns destes torneios são:
 
FutCup –Plataforma de futebol infantojuvenil que existe desde 2002 e que há 10 anos integra o portfólio da TTK. Abrange 200 mil alunos (meninos e meninas) de 11 a 17 anos de cinco capitais – Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Além dos 1,7 mil jogos ao longo de 10 meses de projeto, são nove grandes eventos, 160 ações promocionais, conteúdo próprio gerado online e impresso, além de cobertura de TV e rádio. A FutCup já é alvo de investimentos publicitários de diversas marcas que querem estar mais perto desse público e de suas famílias.
 
InterU –Plataforma multiesportiva universitária, para jovens entre 18 e 26 anos, masculino e feminino. Além da competição, o projeto foi concebido para explorar outros conteúdos relevantes para o público, sempre dentro do ambiente esportivo. Assim, a iniciativa contempla atividades relacionadas à vida social, acadêmica e profissional dos universitários. A InterU é composta por jogos realizados ao longo do ano, festas de lançamento e encerramento, centrais de conteúdo instaladas dentro das universidades, intercâmbio com universidades norte-americanas, palestras e visitas técnicas com grandes nomes de diferentes segmentos esportivos do Brasil. Em seu primeiro ano, o evento contou com a participação de 45 universidades apenas na cidade de São Paulo, 110 times e 220 mil alunos, números que comprovam que a InterU é uma excelente ferramenta para marcas que querem falar com esse público.
 
 
Os nomes que fazem a TTK
 
Por trás do trabalho de planejamento, criação e desenvolvimento da TTK estão profissionais qualificados e em total sintonia com o mercado.
 
Marcos Yano:30 anos, é sócio fundador da TTK, cursou administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Foi atleta profissional das categorias de base do São Paulo F.C. Antes de fundar a empresa, fez um estágio de seis meses na Accor Hotéis. Na TTK, é o diretor das áreas Financeira, Produtos, Operações e Novos Produtos.
 
Gustavo Resende:29 anos, é sócio fundador da TTK, cursou Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).  Antes de fundar a empresa, fez estágios em duas companhias: uma de intercâmbio esportivo chamada Daquiprafora, em São Paulo, e outra de intercâmbio cultural chama CETUSA, em Seattle, EUA. Na TTK é o diretor das áreas Comercial, Atendimento e Marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário