quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Perto da Copa, Adidas pede: “Vamos com tudo”


Conceito desenvolvido pela Lew´Lara\TBWA com a TBWA\Chiat Day reúne ações em conjuntos do patrocinador Fifa



De agora até junho de 2013, a Adidas adota a mensagem “Vamos com tudo” que funciona como um guarda-chuva para reunir todas as ativações de futebol. 

Desenvolvido pela Lew´Lara\TBWA, em parceria com a TBWA\Chiat\Day, o conceito será expresso em iniciativas que vão desde exposições de bolas gigantescas, passando por anúncios e indo até a chamada “Torcida Cafusa”, aplicativo em referência ao nome da bola da Copa das Confederações.

Como primeiro capítulo desta fase da comunicação do anunciante, que é patrocinador da Fifa, a Lew´Lara e a Adidas conduziram o processo de escolha do nome da bola Cafusa, que será utilizada no campeonato a ser disputado em junho do ano que vem.

“Observamos várias opções, desde as que surgiram internamente na agência quanto as que vieram por pesquisas de grupos focais. Depois, notamos quais agradavam mais sob o ponto de vista de marketing, acionamos o departamento legal para registrar em dezenas de países e, ao final, optamos por Cafusa”, explica Rodrigo Messias, diretor de marketing da Adidas no Brasil. 

A agência e o anunciante também haviam conduzido o processo de escolha da bola da Copa, a Brazuca, escolhida após votação popular em cima de três nomes (os outros dois eram Carnavalesca e Bossa Nova). Além da Lew´Lara, também participam da comunicação Id, Frito, Edelman, Thinky e Age Isobar.


Além do nome da bola, o anunciante aposta em uma exposição com 10 bolas gigantes, projetadas em 45 dias, e que irão passar por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, desde já, além de Recife, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte, a partir de janeiro. 

Outra iniciativa é a “Torcida Cafusa”, aplicativo de Facebook em que o usuário pode fazer parte de um bandeirão virtual a partir de fotos que ele tirar junto com as bolas gigantes. 

Até junho, o conceito “Vamos com tudo”, embora tenha a ver com a nova bola, será explorado em outras oportunidades, como lançamentos de materiais esportivos diversos, incluindo as camisetas de visitantes das principais seleções patrocinadas. 

O plano da Adidas é ir ampliando a quantidade de ações relacionadas com o slogan até chegar-se ao pico durante o evento. Nesse sentido, as três seleções patrocinadas pelo anunciante que disputarão a Copa das Confederações (Espanha, México e Japão) terão ações de ativação. 

As ações para o evento são consideradas como um aquecimento para o virá em seguida, em maior escala, para a Copa do Mundo. Ao mesmo tempo, ajudam o Brasil a ganhar espaço na comunicação global de Adidas, embora o conceito “Vamos com tudo” seja apenas para o País. “Queremos aprender muito com a Copa das Confederações em termos de como ter acesso ao consumidor e colocar os brasileiros no clima do evento. É um aquecimento que levamos muito a sério”, diz Messias.

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