terça-feira, 20 de novembro de 2012

Quando a marca sabe aparecer




Anúncio, comercial, spot, outdoor e tudo mais da chamada mídia convencional ou, como alguns preferem, da publicidade clássica, sempre nos rodeiam e estamos acostumados a eles, embora vira e mexe algum nos surpreenda. 


Mas duas ações interessantes chamaram minha atenção recentemente e acho que vale a pena contar. Não são diferenciadas demais, nem inovadoras, mas singelas e adequadas, e trazem o que quer o consumidor atual, antenado, que compartilha o que gosta e admira o trabalho de uma marca quando este traz benefícios concretos. 

Recentemente estive em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, local que não ia há algum tempo. Mas conheço seus principais atrativos e sei a delícia que é uma caminhada na Orla Bardot. Pois bem, fui aproveitar um belo dia de primavera que tive a sorte de presenciar na minha estadia por lá. 

 Em meio ao passeio, a bela escultura dos três pescadores no meio do mar, em cima de uma rocha, atraindo uma série de turistas que aproveitavam para clicar os três dos mais diversos ângulos. Mas o que me chamou a atenção, além da beleza da praia com um mar azul estonteante e daqueles “homens do mar”, foi a placa na calçada que publico abaixo, mostrando que a ação tem o patrocínio da Visa. 

Publicidade adequada, sem agredir o turista. Bela e pertinente ação. Os três pescadores no mar de Búzios, com patrocínio da Visa + Os três pescadores no mar de Búzios, com patrocínio da Visa Crédito: Teresa Levin Dias depois, já no Rio, fui almoçar em um restaurante dos mais cariocas com minhas filhas. Crianças nestas situações precisam de atenção e, mais do que nunca, uma distração para esperar a comida chegar. Confesso que assim como elas, que ficaram radiantes, fiquei feliz da vida ao ver o garçom trazendo jogos americanos com motivos infantis e lápis de cera para elas pintarem enquanto o tempo passava. 

Ok, muitos restaurantes fazem isso e admiro quem tem esta iniciativa. Mas o mais bacana foi o que vi quando as folhinhas chegaram às mãos das meninas: eram uma ação do Gloob, canal infantil da Globosat. Totalmente oportuna, adequada, no momento em que pedimos algo assim. Hora ideal para uma ação do canal voltado para as crianças. As duas iniciativas reiteraram discursos que andam nos rondando por ai: o quão importante é que as marcas sejam relevantes, presentes no dia a dia do consumidor, mas de forma adequada, às vezes sutil. 

O jogo americano do Gloob fez a alegria das crianças + O jogo americano do Gloob fez a alegria das crianças Crédito: Teresa Levin Redigindo este post, me lembrei de outra iniciativa bem bacana que está acontecendo aqui no Rio. E que tem a ver com isto que falei acima. Encontrei há duas semanas com a Cristina Paslar, diretora de marketing para o consumidor da Mastercard. Ela esteve no Rio para participar de um evento da Associação Brasileira dos Anunciantes – ABA – e aproveitou a ocasião para me apresentar o projeto “Rio Não Tem Preço”. A ideia é justamente oferecer experiências diferenciadas para os clientes da marca, proporcionando momentos únicos, que não tem preço. O motivo da iniciativa? 

O Rio entrou no rol de “Priceless Cities” da Mastercard, que já reúne Miami, Nova York, Buenos Aires e terá ainda Lima, Istambul e Pequim, entre outros. Com isso, a marca está proporcionando uma série de benefícios aos seus clientes, como um prato especial em um restaurante, um happy hour em um bar bacana, ou até, como mostra o comercial da promoção (veja abaixo), nomear uma estrela no céu do planetário. 

Tudo isso para proporcionar o que não tem preço: experiências únicas com mais de cem parceiros da Mastercard. Todas envolvem os seguintes pilares: música, gastronomia, esportes, cultura, moda e viagens. Inicialmente os programas são voltados para a classe AB, mas , segundo Cristina, a ideia a expandir a iniciativa em um segundo momento, envolvendo a classe C. E o que, para este público, não tem preço.

O jogo americano do Gloob fez a alegria das criançasOs três pescadores no mar de Búzios, com patrocínio da Visa

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