terça-feira, 20 de novembro de 2012

6 perguntas para o diretor de publicidade da Fiat



O Adnews conversou com o diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat, João Batista Ciaco após sua palestra no festival El Ojo 2012. Ciaco é responsável pelo planejamento estratégico e branding da marca, o desenvolvimento e implementação de estratégias e interatividade em redes sociais da internet, ações de marketing de relacionamento e implementação do projeto no Brasil CRM (Customer Relationship Management).

 
Você disse em sua palestra, no El Ojo, que costuma usar uma metáfora entre “comunicação 360” e “comunicação 365 dias”. Como é isso?
João Batista Ciaco  – Comunicação 360 é estar presente onde as pessoas estão, onde elas se relacionam. A brincadeira com a expressão 365 é estar próximo a elas “todos os dias” do ano, conhecer os seus anseios, suas atitudes. Ou seja, é um desafio ainda maior. Não há hoje como ficar preso a poucos modelos e mídias, pois as marcas precisam ampliar a sua presença no dia-dia das pessoas. Estar presente em todas as plataformas e possuir conteúdo são atitudes fundamentais e que precisam caminhar juntas para a criação de uma comunicação estratégica realmente inteligente e eficaz.
 
Com a fragmentação das mídias, o poder das redes sociais e a força do meio online, qual é a importância do marketing de relacionamento?
João Batista Ciaco – A palavra de ordem na comunicação da Fiat é o marketing de relacionamento, basta observar os trabalhos, ativações e caminhos que estamos trilhando nos últimos anos. Agora no mercado, de maneira geral, antes havia na comunicação praticamente um “monologo a dois”, onde primeiro um falava, em seguida o outro.... E não Havia necessariamente uma troca de valores, influências, informações e anseios. Mas agora estamos num outro momento, as pessoas tem uma voz ativa muito forte e são exigentes. Mas do que impactadas, elas precisam estar engajadas para iniciar um relacionamento realmente produtivo para ambas as partes.
 
Qual a importância do meio online para a Fiat?
João Batista Ciaco  – Total. Hoje é imprescindível estar presente nas mídias digitais. Não que se tenha que estar presente apenas nela, mas ela precisa, por seu alcance e poder, fazer parte do planejamento de comunicação estratégica das marcas. Entretanto, algo importante para se ressaltar, é que o sucesso da estratégia não depende apenas do meio, mas, sobretudo, de como é que se vai trabalhar a comunicação, seu conteúdo e direcionamento. É a proximidade com as pessoas e a sua capacidade de entendê-las e atender os seus anseios o que realmente fará a diferença no final de tudo.
 
Qual é a principal mensagem do trabalho de comunicação da Fiat como um todo?
João Batista Ciaco – Acho que a palavra que melhor define a empresa e o seu trabalho é realmente a acessibilidade. Podemos usar essa bandeira com propriedade. A Fiat foi a primeira montadora brasileira a trazer itens mais sofisticados para carros com preços acessíveis no Brasil. Esse ato de proporcionar essa experiência é algo de muito marcante nos produtos e consequentemente na construção de marca da Fiat. Essa palavra acessibilidade também pode ser traduzida para a ponte comunicacional que construímos com as pessoas ao longo dos anos. É importante não tratar as pessoas apenas como consumidores, mas sim como humanos comuns, com todos os seus medos, desejos, necessidades e anseios. Só assim a marca conseguirá alcançar o objetivo de realmente fazer parte da vida do consumidor.
 
Qual é o desafio de rejuvenescer uma marca como Uno, um produto consolidado e um dos veículos mais vendidos do País?
É preciso arriscar, ousar e se reinventar o tempo todo. A cada minuto que passa o mundo fica mais dinâmico e quem não se adapta ou se reinventa fica pelo caminho, não há nenhuma dúvida quanto a isso. A mudança foi realizada após um estudo muito intenso dos anseios do público. Todavia, o marketing e o trabalho de comunicação hoje não podem mais ficar presos naquele mundo de um target específico. Precisamos incluir mais gente no radar, pois o produto tem potencial para servir pessoas que tenham personalidades e necessidades distintas.
 
A Fiat criou uma agência dentro da empresa? Você acha que esse modelo pode virar uma tendência para grandes marcas?
Veja bem... Primeiro é preciso dizer que não podemos considerar a agência da Fiat como uma “agência home”. O que nós fizemos foi trazer as nossas agências parceiras Click Isobar e Leo Burnett para dentro da Fiat, pois precisávamos criar a sinergia necessária para compor uma comunicação estratégica inteligente, criativa e pertinente. Fizemos isso depois de descobrir que perdíamos 35% de nosso tempo administrando conflito de ideias entre as nossas agências. Uni-las foi primordial para otimizar e potencializar a nossa produção.
 
Renato Rogenski e Leonardo Araujo, diretamente de Buenos Aires (ARG)

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