quarta-feira, 14 de novembro de 2012

El Ojo 2012: "É preciso cuidar dos criativos"


  Como transformar a arte em negócios e como transformar os negócios em arte? Esse foi o tom questionador e inquietante impresso na primeira palestra do festival El Ojo de publicidade, ministrada por Laurence Boscheto, CEO da Draftfcb.

 
Em seu discurso, Laurence memorou personagens controversos da arte, que eram certamente brilhantes, mas difíceis de serem compreendidos. Profissionais como Jackson Pollock, Andy Warhol e Yayoi Kusama, que precisaram ser acolhidos por alguém que acreditou realmente em seus talentos. “Quem é o Pollock em sua agência de publicidade? Muitos criativos possuem um pouco de loucura. São de outro mundo", afirmou.
 
No caso de Pollock, por exemplo, o CEO da Giovanni fez uma relação entre a esposa do artista e as agências de publicidade. “Sem o apoio e a crença de sua mulher, Pollock talvez fosse apenas mais um bêbado no mundo, mas não, pelo contrário. Hoje as suas obras atingem uma valor inestimável. Você precisa olhar para dentro da agência e cuidar muito bem de seus criativos”, defende Laurence.
 
Na segunda parte da mesma palestra Javier Campopiano, criativo da Draftfcb, subiu ao palco para ressaltar que os artistas são essenciais para o negócio das agências, mas que precisam também de limites. “O artista puro não conhece os limites, mas nas agências eles precisam lidar com prazos, clientes e orçamento. É saudável incentivar os criativos a desafiar esses limites e compor uma verdadeira obra de arte, um trabalho impactante e que certamente se converterá em bons negócios”, explicou Javier.
 
Renato Rogenski e Leonardo Araujo, diretamente da Argentina

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