quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Clio fica mais jovem

Além do banho estético, modelo da Renaut teve a potência do motor aumentada e novos acessórios


Carro é como gente. Sensível ao tempo. Os anos são implacáveis. Fazem aquele frescor de jovialidade virar carne de pescoço. Aí não tem jeito. O negócio é apelar para uma plástica. Foi o que a Renault fez com o Clio, que chega agora a sua versão 2013.
O resultado agradou, pelo menos aos engenheiros da marca que, na empolgação, até chamam o compacto de “novo” Clio. Não é para tanto, mas a plástica foi bem-sucedida e deixou o pequeno com visual mais jovem. E é justamente este comprador que a marca quer capturar. O do primeiro carro.
Segundo a marca, o Clio teve 180 peças novas ou que foram redesenhadas. Para perceber as principais mudanças basta olhar para a frente do Clio.  Toda a dianteira é nova e leva o estilo de desenho já presente no irmão europeu (que está na quarta geração, em vez do nosso, de segunda) e do Fluence feito na Turquia. São novos os faróis, para-choques, capô e entradas de ar. Na traseira, um aerofólio com brake-light e as lanternas com novo formato são os destaques.
Motor /Serão duas versões de acabamento: Authentique (duas ou quatro portas) e Expression (4 portas). O motor 1.0 é uma evolução do antigo 1.0 16v Hi-flex. Foram feitas 71 modificações em componentes do propulsor, que agora ganhou o sobrenome Hi-Power.
Na prática, o ganho de três cavalos é imperceptível. No trânsito da cidade, o Clio tem respostas vagarosas, mas na média dos seus concorrentes.
O que vai deixar o comprador do Clio satisfeito é a nota “A”, obtida no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro. O modelo sem ar-condicionado e direção hidráulica (ambos opcionais) fez 14,3 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada, com gasolina.
Se por um lado o Clio rejuvenesceu (ganhou, por exemplo, a possibilidade de personalização com kits adesivos e até molduras coloridas), por outro o tempo o deixou mais inseguro. Lançado em 1999, era o único popular a vir de série com airbag. Tinha ainda opção de ABS e regulagem de altura do cinto de segurança. Hoje, os itens não chegam nem como opcionais. Viagem feita a convite da Renault.
Ficha técnica do Renault Clio
PREÇO: R$ 23.290 (básico)
ORIGEM: Argentina
MOTOR: Transversal, dianteiro, quatro cilindros, 16 válvulas, flex, 999 cm³. Potência máxima de 77 cv  (gasolina) e 80 cv (etanol), ambos (a 5.750 rpm. Torque máximo de 10,1 kgf.m (g) e  10,5 kgf.m (e) ambos a 4.250 rpm
TRANSMISSÃO: Câmbio manual de cinco marchas
PNEUS: 175/70 R 13
DIMENSÕES: 3,81 m de comprimento, 1,41 m de altura, 1,63 m de largura e 2,47 m de entre-eixos
TANQUE: 50 litros   

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