segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Dinheiro na mão do brasileiro é vendaval

Pesquisa mostra que brasileiro gasta por impulso e não sabe planejar o seu orçamento familiar

O aumento da inadimplência gerado principalmente pela distância entre o aumento da oferta de crédito e a falta de educação financeira do brasileiro é escancarada por um levantamento da BoaVista, administradora do banco de dados dos serviços centrais de proteção ao crédito no País, que encontra coro até no famoso refrão “dinheiro na mão é vendaval”, da música Pecado Capital, de Paulinho da Viola. Segundo o estudo divulgado na edição desta segunda-feira 8 pelo jornal Folha de S. Paulo, 43% da população do Centro-Oeste ignora qualquer tipo de controle do orçamento familiar, seguidos pelo Sudeste e Nordeste (39%), Norte (35%) e Sul (30%).
Realizada com 1,3 mil pessoas, a pesquisa confirma que o brasileiro está mais preocupado com o valor da parcela mensal do que com as excessivas taxas de juros, calculadas justamente com base no risco do crédito e na possibilidade do consumidor acabar ficando inadimplente. De acordo com o Banco Central, o índice de endividamento do brasileiro é de 44%, taxa que chega a atingir 100% em outros países. Essa diferença mostra que o potencial do mercado de crédito é tão vasto quanto as iniciativas que podem ser implementadas pelas marcas para ajudar a informar e orientar o brasileiro a gastar de forma consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário