quinta-feira, 26 de julho de 2012

Gol muda para manter a liderança nas vendas

De olho na concorrência que cresceu e se modernizou, compacto famoso da Volkswagen se atualiza


Na natureza, o rei das selvas, o topo da cadeia alimentar, o temido costuma ser folgado. Veja o exemplo do leão. Nem caçar ele precisa. Tem a leoa para isso. Passa os dias deitado, debaixo de uma árvore, observando o reinado e, de vez em nunca, quando é ameaçado, solta um sonoro rugido e mostra as garras. Só para dizer que está ali e ainda é o maioral do pedaço.
No mundo dos carros, o Volkswagen Gol é quem dá as cartas. É o dono da selva (neste caso, o mais vendido) por nada menos que 25 anos consecutivos. Mas, há alguns meses um atrevido, de alcunha Fiat Uno, seu velho rival, aprontou. Depois de trocar de pele em 2011 e ganhar músculos, eis que, pela primeira vez em anos, roubou do leão (Gol) o título de mais vendido no mercado brasileiro.
O Gol ficou ofendido com tamanho atrevimento. Recuperou o seu posto, mas o chacoalhão fez o modelo da Volks soltar o rugido. Outro dado preocupou o maioral da floresta. Em 2002, eram 11 concorrentes no segmento; hoje já são 21 e até o fim do ano o número vai crescer (Toyota Etios e Hyundai HB estão chegando). Por isso, Gol e o seu irmão espichado, que atende pelo nome de Voyage, deram um tapa no visual. Poliram os dentes, afilaram os olhos, calçaram novas rodas e melhoraram o custo-benefício.
Nas palavras do diretor de design da Volkswagen, Luiz Alberto Veiga, “o Gol está com uma frente mais agressiva, mais esportivo”. De fato, a frente antiga, que mais lembrava a de um gatinho, alongou a boca (para-choque) para impressionar pela largura, instalou olhos fumegantes emprestados do irmão Fox e vincos no capô pronunciados. Vão dizer que é a cara dos irmãos mais caros, Jetta e até Passat. Estão certos. Além de mais intimidadores são requintados. Na traseira, os para-choques e as lanternas (semelhantes as do Polo europeu) também são novos. Gol e Voyage ainda ganharam retrorrefletores na parte inferior do para-choque.

Se por fora o Gol tenta mostrar agressividade, no interior a ideia é ser elegante para conquistar. As novidades são perceptivas ao tato e à visão. O painel de instrumentos recebeu iluminação de LED em branco, já a iluminação do console passa a ser em vermelho. O CD player, opcional, é integrado, conta com bluetooth, diversas entradas e pode até exibir informações do sensor de estacionamento traseiro. Já as saídas de ar ficaram mais elegantes, assim como os botões do ar-condicionado (outro opcional) que fazem um click quando apertados. 
Infelizmente, o leão continua tacanho por dentro, para os ocupantes. Dois adultos sentados nos bancos dianteiros que tenham cerca de 1,80 metro de altura vão esbarrar os cotovelos de vez em quando. Culpa do projeto de 2008, que já mostra os sinais da idade.

Coração / Para intimidar com competência não adianta ter apenas cara amarrada e olhar penetrante. É preciso ter bons pulmões e coração forte. Por isso, a Volks promoveu uma atualização no seu propulsor EA 111 1.0, que perdeu o sobrenome VHT e agora atende por TEC. As mudanças envolveram  ações de redução de atrito e da força de atuação do comando de válvula, além de um novo coletor de admissão, feito de poliamida de alta resistência. Com isso, segundo a Volks, o motor ficou até 4% mais econômico, além de ter ganho mais torque disponível entre 1.000 e 3.000 rpm.

Em um teste de 40 quilômetros, o conjunto mecânico do Gol mostrou que continua a ser um dos seus pontos altos. Suspensão mais que precisa para as curvas fechadas, câmbio com engates curtos e direção direta deixam o Gol ágil até com um motor de apenas 999 cm³.
É certo que o Gol renovou sua juba. Agora vamos ver o que os rivais farão a respeito.

Ficha técnica Gol 1.0
PREÇO:  R$ 27.990 (básico)
ORIGEM:  Brasil
MOTOR:  Transversal, dianteiro, 999 cm³ quatro cilindros, 8 v, flex. Potência máxima de 76 cv (álcool) e 72 cv (gasolina), ambos a 5.250 rpm. Torque máximo de 9,7 kgf.m (g) e 10,6 kgf.m (a) ambos a 3.850 rpm
TRANSMISSÃO: Câmbio manual de 5 velocidades. Tração dianteira
DIMENSÕES:  3,89 m de comprimento, 1,65m de largura, 1,46 m de altura e 2,46 m  de entre-eixos
FREIOS: Discos na dianteira e tambor na traseira
PNEUS:  175/70 R 14 

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