terça-feira, 12 de junho de 2012

Havaianas, 50 anos no coração do brasileiro

Os chinelos mais famosos do Brasil completam o seu cinquentenário com planos de entrar no segmento de vestuário e expandir a sua atuação da marca para a Ásia

As Havaianas vestem os pés, mas é o coração do consumidor que Carla Schmitzberger, diretora da unidade de sandálias da Alpargatas, mira para perpetuar o legado da marca. Esse alvo será fortemente atingido a partir do próximo dia 18 de junho, data na qual as Havaianas lançam uma edição especial, que tem um pé na virada e outro na revirada que selaria para sempre o caminho dos chinelos da Alpargatas, em 1994. O próximo passo das Havaianas deve ser rumo à Ásia, além do plano de transformar as sandálias também numa marca de roupas, passando não só a calçar, mas também a vestir o brasileiro.
Meio e Mensagem ›› Como é essa edição comemorativa a ser lançada na próxima semana ?
Carla Schmitzberger ›› Os pares vêm com um pé na cor branca, a versão tradicional, que conta as primeiras décadas da história das Havaianas, e outro colorido, que remete à linha Top, marco da reestruturação feita a partir de um insight do próprio consumidor, o hábito de virar a sola colorida da versão tradicional para cima. A ideia é homenagear o momento da virada e devolver para o brasileiro o bem que ele mesmo fez para a marca. Esperamos vender 50 mil pares dessa edição limitada, o que deve gerar uma arrecadação de até R$ 1 milhão, valor que será integralmente revertido para a Unicef.
Meio e Mensagem ›› Como garantir o crescimento das Havaianas ?
Carla Schmitzberger ›› O plano é continuar mantendo a marca no coração dos consumidores. Ouvi-los e atendê-los. Saber o que querem e surpreender sempre. As pessoas olham para as coleções e pensam que não há mais nada a ser inventado. Daí a importância que as inovações têm para continuarmos merecendo o carinho das pessoas. Mas as inovações podem vir também da forma diferenciada de se usar um personagem, por exemplo, postura que fez com que os licenciamentos já ultrapassem uma participação de 50% em volume na linha infantil.
Meio e Mensagem ›› Quais os critérios utilizados para guiar uma inovação ?
Carla Schmitzberger ›› Trabalhamos com dados coletados de pesquisas feitas com os consumidores, o monitoramento de tendências do mundo da moda e viagens capazes de estimular criações que remetam a um determinado destino. Neste ano, por exemplo, escolhemos a Tailândia, que inspira um dos 111 modelos que serão oficialmente lançados neste mês de junho, com mais de 420 possibilidades de combinações. Esses lançamentos se juntam às campeãs de vendas hoje, a Slim, Tradicional e Top, dependendo da região.
Meio e Mensagem ›› Qual é a estratégia para ampliar a atuação da marca ?
Carla Schmitzberger ›› Já entramos em outras categorias de calçados, como tênis e galochas, esse último na Europa, e a perspectiva agora é inserir a marca também no mercado de vestuário, meta prevista para 2014. Mas só vamos considerar segmentos que consigam preservar a essência da marca, o seu colorido, seu conforto e sua vibração.
Meio e Mensagem ›› E quanto à internacionalização ?
Carla Schmitzberger ›› Existe oportunidade para crescer no mundo inteiro. O consumo per capta lá fora é de menos de uma Havaianas por pessoa. Entre os principais mercados, estão a Austrália, Filipinas, Argentina, Itália e Angola. Estudamos atualmente a abertura de uma operação própria na Ásia, a exemplo de Madri, Lisboa, Londres, Bolonha e Paris. Ainda não sabemos onde, mas a previsão é que esse novo escritório seja aberto dentro de aproximadamente dois anos.
Meio e Mensagem ›› Como o cenário econômico mundial pode afetar a expansão da marca globalmente ?
Carla Schmitzberger ›› A crise não afeta as Havaianas. O produto tem um valor pequeno, então, nada mais razoável do que comprar algo com preço acessível e de qualidade, num momento de tantas outras privações. Percebemos que os estrangeiros, especialmente os europeus, passaram a se referir às Havaianas como um produto pronto para ser consumido “anytime, anywhere” (a qualquer hora, em qualquer lugar”). Esse é o espírito que cerca a marca, de forma espontânea, em qualquer situação.
Meio e Mensagem ›› Quais os momentos mais inusitados em que você já usou Havaianas ?
Carla Schmitzberger ›› Ganhei o meu primeiro par dos meus pais, quando eu tinha mais ou menos 13 anos, para ir à praia. Hoje, já usei até em apresentações para o conselho da empresa. Já vi também executivos calçados com o produto, mesmo em festas black tie. A versatilidade já está na cabeça das pessoas, abrindo quaisquer que sejam as possibilidades desejadas.




 

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