sexta-feira, 1 de junho de 2012

As 10 melhores ações de marketing do ano


A consultoria de investimentos Springwise reuniu as 10 melhores criações de marketing e propaganda produzidas nos últimos 12 meses. São campanhas e iniciativas que, segundo o site da empresa, poderiam ser usadas a longo prazo ou incentivar algum tipo de esforço por parte das companhias e dos clientes.

 
Confira o top 10:
 
1)"Cartão de infidelidade":
 
Com a forte presença das grandes cadeias de cafeterias em Singapura, as pequenas lojas estão perdendo clientes. Para revitalizar o meio, oito empresas se juntaram e criaram o "cartão de infidelidade". Funciona da seguinte maneira: o cliente visita uma das cafeterias participantes e recebe o seu cartão com um adesivo. Após consumir o café, ele é encorajado a “trair” a cafeteria e ir visitar uma de suas outras 7 concorrentes. Toda vez que consumir um café, recebe um adesivo. Uma vez que a cartela estiver cheia, o cliente pode retornar à cafeteria original e pedir um café grátis. A ideia visa aumentar o público e colocar as pequenas lojas de volta no mapa.
 
2)Descontos da Volga Verdi:
 
A marca californiana de roupas Volga Verdi criou campanha para oferecer descontos de acordo com o número de seguidores que o cliente tinha no Twitter. A ação fez com que os clientes aumentassem suas redes de amigos para conseguir descontos maiores, além de a empresa fazer crescer sua lista de possíveis consumidores.
 
 
3)Vick:
 
A Vick Vaporub se juntou ao Google para criar uma ação bem direcionada. A empresa recolheu informações e dados sobre gripe e as regiões com maiores indícios de casos. A marca criou, então, propaganda que foi enviada para os smartphones dos lugares mais atingidos.
 
4)Chocolatier Anthon Berg:
 
A loja de doces do Anthon Berg focou na generosidade. O cliente comprava os doces, mas, ao invés de usar dinheiro na hora do pagamento, a compra era efetuada em troca de uma "promessa de boa ação". Os caixas foram substituídos por iPads que na hora da aquisição postavam a promessa no mural da pessoa, compartilhando, assim, a generosidade. O esforço acabava por incentivar as pessoas a serem mais gentis.
 
5)QR Codes do Emart:
 
Uma loja coreana chamada Emart resolveu agitar os horários do dia considerados "calmos” e espalhou QR Codes pela cidade de Seul. No entanto, não são códigos normais, pois eles só podem ser lidos entre o meio dia e uma hora da tarde, momento em que as sombras estão devidamente posicionadas. Ao ler o código, o cliente era redirecionado para a página da loja e ganhava acesso a itens na promoção.
 
6)Plan UK:
 
Imagine um ponto de ônibus que sabe identificar se a pessoa parada nele é homem ou mulher. A Plan UK, ONG que tenta divulgar as desigualdades entre homens e mulheres, armou um abrigo de ônibus que escaneia o rosto da pessoa, identifica se é homem ou mulher e exibe propagandas de acordo com o sexo. No caso das mulheres, elas assistiam a 3 vídeos de mulheres de diferentes países que sofreram descriminação de alguma forma, e, no caso dos homens, o acesso era negado. Eles, então, recebiam apenas informações e dados sobre as fortes desigualdades de gênero.
 
7)Panam:
 
Uma empresa mexicana de chuteiras retrô lançou uma campanha que virou sucesso nacional e colocou a marca de volta na mídia. A Panam organizou uma troca de chuteiras nas principais praças do país, durante a qual os modelos usados eram trocados por novos.
 
8)If:
 
Na Finlândia, uma marca de sapatos deixou que seus clientes falassem por ela. Ao invés de tentar vender os seus serviços, os segurados descreviam as vantagens e desvantagens de ter o plano de seguro da If. Os “testimonials” em vídeo foram postados no site da empresa, a fim de atrair clientes de uma forma honesta.
 
9)Despertador da Lufthansa:
 
A linha aérea Lufthansa lançou um aplicativo-despertador que dá descontos aos passageiros. O ato de acordar tornou-se uma brincadeira agradável. O som do alarme foi substituído por sons de cidades e, ao adivinhar de qual cidade se trata, o usuário ganhava descontos em passagens aéreas.
 
10)ONIRIA/TBWA + pizza:
 
A ação aconteceu no Paraguai e buscava conscientizar clientes de duas grandes redes de pizzas sobre o problema da fome. A agência ONIRIA/TBWA desacelerou propositalmente a entrega dos pedidos, deixando os consumidores com fome e sentindo na pele, ou melhor, no estômago, o que milhares de pessoas sentem todos os dias. Através da campanha,conseguiram arrecadar mais de 50 toneladas de comida para a Food Bank Foundation.

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