quinta-feira, 14 de junho de 2012

Após recursos, licitação digital do Banco do Brasil gera polêmica

Banco indeferiu contestações e promoveu todas as agências para 2ª fase
 
A primeira grande licitação para a porção digital da publicidade de estatais está gerando polêmica no mercado. Com o indeferimento dos recursos e a aprovação de todas as 12 agências para a segunda fase, a concorrência pela conta de R$ 22 milhões do Banco do Brasil está sob olhares desconfiados.
Até o momento, foi aberto apenas o 1º envelope, que contém informações jurídicas sobre cada uma das empresas que concorrem à conta online do BB. Segundo fontes do propmark, alguns dos recursos evidenciam que as agências contestadas não poderiam estar na licitação, enquanto a estatal aprovou sua participação.
Pelo que apurou o propmark, a 'acusação' mais grave foi feita contra a Grey 141 e a Casa. Ambas têm o grupo WPP como sócio majoritário com 99% do controle acionário, fato que foi contestado, defendido e passou no crivo da comissão de licitação. A Grey 141 teria verbalizado sua desistência do projeto ao saber da concorrência com a Casa, de acordo com uma fonte.
Segundo outra fonte ligada ao assunto, o fato de ambas terem o mesmo acionista majoritário, no caso o WPP, faz com que este mesmo sócio participe por duas vezes da licitação, o que fere a Lei 8.666 e configura uma vantagem desleal até mesmo na precificação, pois o conglomerado teria acesso aos valores de ambas as agências. Tal caso poderia até mesmo ser penalizado criminalmente, com pena de 2 a 4 anos.
Outros recursos
Diversos outros recursos foram levantados na licitação da conta digital do Banco do Brasil. A CDN Comunicação e a FSB foram contestados pelo alto número de sócios, 113 e 134, respectivamente, o que configuraria em vedação do edital. A 3YZ, a CallComplete e a CDN tiveram recursos contrários à sua participação devido à atividade declarada como linha de fornecimento no Sicaf.
A AgênciaClick Isobar foi contestada por ter esquecido de anexar o contrato social ao envelope, enquanto Pepper e iThink não mostraram o termo de que não utilizam mão de obra infantil, fato que desqualificaria as agências citadas.
Participam da licitação: 3YZ, Casa, AgênciaClick Isobar, CallComplete, CDN, Digital, FSB, Geração CC, Grey 141, Pepper e Plano Digital, essa última atual detentora da conta. A abertura do 2º envelope da licitação, contendo as propostas técnicas de cada concorrente, será no dia 20 de junho.
Banco do Brasil
Procurado pelo propmark, o banco estatal se posicionou a respeito do assunto. "O Banco do Brasil reafirma a absoluta lisura do processo, que sempre esteve pautado pela total transparência, com a realização de audiências públicas, respostas a todos os questionamentos e cumprimento estrito dos prazos previstos em lei. Até o próximo dia 19, toda a documentação do processo licitatório, inclusive a referente aos recursos, está disponível para consulta pública", informou a empresa.

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