quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dona da Smrinoff ajudará cachaça a ser 'nova tequila', diz setor


A compra da Ypióca pela multinacional britânica Diageo, aliada ao reconhecimento da origem brasileira do produto nos EUA, devem dar força à expansão da bebida no exterior. 


O presidente do Ibrac (Instituto Brasileira da Cachaça), Vicente Bastos, ilustra o potencial de crescimento fora do país com uma comparação a evolução da tequila para uma bebida de apelo mundial.
"[o negócio] acena para amadurecimento da categoria como ocorreu com a tequila há 30 anos atrás. A tequila tinha preços médios muito baixos, pouca diferenciação, produtos com valor médio pequeno e houve processo de organização do mercado", afirma Bastos.
A aposta agora é que a estrutura de grupos de peso no mercado mundial ajude a cachaça a repetir o feito. A Diageo distribui mais de 15 marcas de bebidas, entre elas Smirnoff e Johnnie Walker, e é a maior em destilados no mundo.
A aquisição da marca nacional pela britânica aconteceu menos de um ano após a compra da Sagatiba pela italiana Campari.
Soma-se ao reforço das multinacionais ao setor da cachaça o reconhecimento da origem brasileira da bebida nos EUA. O acordo foi anunciado na visita da presidente Dilma Rousseff ao país, em maio, e atendeu a uma reivindicação de anos do setor. Antes dele, a bebida era chamada de rum brasileiro no país.
As exportações da cachaça brasileira vêm crescendo cerca de 7% ao ano em valores. No ano passado, a alta foi de 8,35% e o principal destino foi a Alemanha, que representou cerca de 19% desse bolo.
O avanço na medida em valores aconteceu apesar de uma queda de cerca de 6% no volume exportado no ano passado, o que sugere maior valor agregado ao produto.
Para Bastos, a ideia de evolução do mercado não está ligada apenas ao crescimento do volume, mas a uma valorização da bebida, com diferenciação de produto.
Segundo o consultor Adalberto Viviani, especializado no setor de bebidas, não houve ainda um trabalho forte de repercussão no exterior com marca de cachaça, apenas algumas tentativas.
"Temos ainda hoje que a maior marca de cachaça é a cachaça. Não temos uma marca mundial. Quem trabalhar melhor leva esse segmento", afirma. O investimento, segundo ele, está mais restrito ao ponto de venda e não ao trabalho de fortalecimento da marca.
Embora a Diageo tenha enfatizado o potencial do mercado nacional na compra da Ypióca, o aproveitamento de sua rede de distribuição é um caminho natural mais adiante.
Em entrevista sobre a transação, o presidente da empresa no país, Otto von Sothen, destacou o reconhecimento dos EUA como um importante passo para o setor e um mercado com grande potencial para a expansão da Ypióca.

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