segunda-feira, 19 de março de 2012

O fascínio dos designers

Outro dia, conheci um dos gênios do design da Apple, Tony Fadell, o criador do iPod. Depois de ouvi-lo, compreendi as verdadeiras razões por que a Apple conquistou o status de  empresa mais criativa do mundo, reconhecido até por suas concorrentes. Seu depoimento me reforçou a convicção de que essa empresa talvez seja no futuro mais brilhante e alcance ainda maior sucesso, com base no maior legado de Steve Jobs, que foi, em minha opinião, a formação de uma extraordinária equipe de criadores dotados de sólida cultura de design.

 
Tony Fadell tem hoje sua própria empresa, a Nest, mas continua dando lições de criatividade, sem esquecer o papel de Steve Jobs em seu trabalho e a inspiração que dele recebeu. A maioria dos designers da Apple, entre os quais, Fadell, aprendeu a materializar aquilo que a imaginação do líder lhes pedia.
 
Em sua palestra em fevereiro, no evento SolidWorks 2012, em San Diego, Tony Fadell resumiu suas diretrizes de vida como designer, lembrando, entre tantas coisas, que, “para se criar um produto revolucionário, o projetista tem que atender a dois pontos essenciais: funcionalidade e design. E tudo tem que ser feito com a alma e o coração”.
 
Um super botão
 
A empresa de Tony Fadell cria soluções para a casa digital. Vale lembrar que o próprio nome da empresa, Nest, tem muito a ver com casa ou moradia, porque, em inglês, significa ninho. Tony fala com um entusiasmo juvenil sobre o primeiro produto que sua empresa está lançando: o Nest Learning Thermostat, um controle de ar condicionado. Ou melhor: um termostato inteligente que faz mil coisas e as memoriza para sempre.
 
Por Ethevaldo Siqueira
 
Confira a íntegra no Estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário