terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Circulação de semanais cai 1,5% em 2011

Revistas semanais enfrentam queda de circulação em assinaturas e em vendas avulsas, informa IVC

A circulação média das revistas semanais caiu 1,5% entre os anos de 2010 e 2011. Números do Instituto Verificador de Circulação (IVC) apontam que a queda ocorreu em todos os setores e perfis editoriais, com apenas algumas exceções. O número é diferente do setor entre os anos de 2009 e 2010, quando a circulação das semanais cresceu 3,83%.

As baixas na circulação atingiram tanto as assinaturas, que caíram 0,4%, quanto a venda avulsa, com queda de 2,66%. A retração também não diferenciou revistas de até R$ 5 (que caíram 1,28%) e com preço de capa maior que R$ 5 (queda de 1,55%).

As maiores altas de circulação foram da revista Super Novelas (9,3%), Contigo (7,8%) e Caras (3,0%). As maiores quedas foram da Conta Mais (-37,8%), Super TV (-29,3%) e Recreio (-24,5%).

De acordo com Pedro Martins Silva, presidente executivo do IVC, “não há um padrão ou apenas um setor que tenha subido ou caído” e o comportamento das semanais em 2011 deve ser avaliado de forma particular, já que alguns títulos foram mais bem sucedidos que outros.


Semanais de informação


As quatro revistas semanais de informação – Veja, Época, IstoÉ e Carta Capital – também enfrentaram menos circulação paga em 2011. Carta Capital sofreu queda de 9,4% na circulação, IstoÉ caiu 2,6%; a Época, 2,3% e a Veja, 1,1%. Silva ressalta que, neste caso, o mercado absorveu a presença dos tablets de forma inicial e ainda não capitalizou plenamente o acesso dos usuários, já que 2011 foi um ano de experimentação, tanto pelos editores quando pelos leitores. Para Silva, em 2011 destacaram-se como elementos de mudança nos hábitos de leitura o aumento da banda larga no País, a busca por novas formatações do conteúdo online e a presença dos dispositivos móveis. Silva lembra, no entanto, que o desempenho das semanais também foi inferior à média do mercado geral de revistas nos anos anteriores.

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