terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Volta rápida no Mini Coupé S


O modelo feito para apenas duas pessoas esbanja esportividade e competência. Veja o que achamos


Como estava quente. O sol do início de tarde na pista de corrida da fazenda Capuava, no interior do estado, fazia o suor brotar em bicas.  Se o objetivo de estar ali não fosse o de testar o novo Mini Coupé S, confesso que teria ficado embaixo de uma das centenas de árvores que rodeiam o traçado da pista. Mas trabalho é trabalho. Então vamos lá. 

O Coupé S foi feito para instigar. Tem jeito de moleque endiabrado, pronto para aprontar alguma artimanha. São apenas dois assentos, um teto ondulado (para acomodar os mais altos), uma traseira curta e um aerofólio que funciona eletronicamente. É pequeno, tem apenas 3,73 metros de comprimento. O novo Palio, por exemplo, é maior em 14 cm.

Hora de acelerar. O Coupé S vem equipado com o excelente motor 1.6, que nesta configuração desenvolve bons 181cv ( o mais potente, o John Cooper Works Coupé chega a 207cv). Os dados empolgam. Equipado com câmbio automático (testado), a aceleração de 0 a 100km/h é feita em apenas 7,1 segundos. Já a velocidade máxima é de 224 km/h.

Na saída dos boxes, depois de perceber que o interior é praticamente o mesmo dos irmãos Mini (o que inclui a grande tela em formato de bola no console central), já acelero forte e o Coupé S responde com vivacidade. Chega a primeira curva de 180 graus, com o pé embaixo o cupê não vacila e contorna sem grandes problemas. A segunda curva é feita para a direita, depois do fim de uma reta em descida. Como o Coupé freia bem. Apoio na zebra para fazer a tangência e o carro continua grudado no chão. 

Chega uma parte mais travada do circuito, o sistema de troca manual no câmbio automático de seis marchas não é tão intuitivo. Para reduzir as marchas é preciso pressionar com o dedão um botão na parte da frente do volante (como em alguns BMW). Para aumentar a marcha, usasse a borboleta tradicional.

O fim da primeira volta chega com uma longa reta levemente inclinada para cima. Hora do motor 1.6 trabalhar forte. O propulsor dá conta, mas fico imaginando como seria com um John Cooper Works Coupé. Depois desta volta vieram outras tão emocionantes quanto. Que trabalho. Se você gostou do carrinho ele pode ser seu pelo modesto preço de R$ 139.950.

Challenge / Para terminar o dia de labuta tive de dar umas voltas no Mini Challenge, versão preparada para as pistas do Mini John Cooper Works. Por ano, a Mini aluga 20 deles para competidores endinheirados (o custo é de R$ 220 mil, mais pneus, por temporada). As provas são realizadas nas mesmas datas e locais das de Stock Car. Se com o Coupé S foi ótimo, imagine como foi com o Challenge.

Gostou, mas não tem tanto dinheiro para gastar? Então saiba que a marca acaba de lançar o Mini One na versão com câmbio automático. O carro é oferecido por R$ 78.950.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário