terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Test drive do Diário de S.Paulo

Rodamos 400 quilômetros com o Prius, a aposta híbrida da Toyota para o Brasil a partir de 2012 


Meu primeiro contato com o Prius foi na França, ainda em 2005. Ele estava pendurado em uma parede, cortado ao meio no fundo de uma loja conceitual da Toyota. Desta forma mirabolante, a marca anunciava os benefícios de um carro híbrido. Lembro de ter comprado aquela ideia e saído de lá com a certeza de que se tratava de um carro inteligente. Futurista. 

Seis anos se passaram até que aquele carro da parede, agora em uma nova geração (a terceira), chegasse ao Brasil. São quinze deles, que estão por aqui fazendo testes. O lançamento mesmo será apenas no segundo semestre de 2012. O DIÁRIO teve acesso a um destes, por uma semana, e aproveitou para rodar 400 quilômetros.

Este Toyota foi o primeiro carro híbrido feito em grande escala no mundo. Diferentemente de muitos híbridos existentes hoje, o Prius já foi pensado desde o projeto para rodar com um motor elétrico e outro a gasolina. Tudo em nome da eficiência de combustível. O seu desenho, por exemplo, tem o objetivo de privilegiar a baixa resistência do ar. Por isso um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,25.

No modelo da Toyota, cabe ao motor elétrico cuidar do ar-condicionado, da bomba de água e da assistência elétrica da direção. A energia gerada a cada freada serve para carregar as baterias do carro. Neste quesito uma curiosidade. 

Como no ciclo urbano o freio é acionado mais vezes do que na estrada e a velocidade é menor, o melhor consumo do Prius ocorre dentro da cidade. Até os faróis dianteiros e traseiros vêm equipados com luzes de LED para economizar energia. A média obtida no teste foi de ótimos 19,2 km/l. Ótimo, não? Pois 

Como anda /O motor elétrico de 650 volts trabalha em conjunto com outro a combustão de quatro cilindros 1.8. Juntos, produzem potência  máxima de 138 cavalos de potência. Até 50 km/h é possível rodar apenas com o motor elétrico. Simplesmente não há barulho. 

Existe ainda um botão Econ, que privilegia o menor consumo. Rodar com o Prius é extremamente confortável. Além de silencioso, o misto de hatch e sedã é espaçoso e seguro. Agarra bem nas curvas (conta com controle de tração) e arranca com rapidez.

O condutor do Prius ainda pode se gabar de ser amigo da natureza. O ponto negativo fica pelo preço salgado. Algo entre R$ 100 mil e R$ 120 mil.

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