quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

iCarros vende carro com conteúdo

Anúncio para venda de automóveis é considerado uma informação relevante para potenciais compradores e, portanto, é contéudo, define o portal

Até o final deste ano, segundo dados da Anfavea, deverão ser vendidos 3,630 milhões de veículos (foram 3,515 milhões no ano passado). Esses números são de veículos zero quilómetro. Quanto aos usados, não há estatística certa, mas estima-se que 6,5 milhões de automóveis (novos e usados) serão comercializados este ano. No Brasil, existem 900 marcas diferentes de carros. O carro, depois da casa própria, é o item de consumo mais desejado pelo brasileiro. Dado o potencial desse setor, o iCarros, portal automotivo do Banco Itaú, lançou recentemente uma solução completa para que o site seja acessado pelo usuário em qualquer lugar, tanto por meio da versão mobile quanto por meio de um aplicativo para iOS (Apple) e Android (Google).

“Somos mídia. O nosso desafio é ser um veículo de grande audiência”, afirma o diretor superintendente do iCarros, Sylvio Alves de Barros. Até o último trimestre deste ano, os números indicam que o conteúdo e os classificados automotivos online têm, efetivamente, exercido maior atração da audiência compradora de veículos: foram quase 25 milhões de acessos (aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2010), em parceria com mais de 4,8 mil revendas e 125 mil carros em estoque.

No iCarros, que tem uma equipe editorial própria que produz o conteúdo para o site e também para a revista associada ao portal (são 5 mil exemplares mensais destinados ao mercado de concessionárias), os classificados são considerados mídia porque, na opinião de Barros, todo anúncio é também informação, já que o consumidor que visita o site está interessado justamente em obter dados sobre veículos. São mais de 10 mil anunciantes pessoa física. “O pequeno varejo é responsável por mais de 70% da verba publicitária”, diz o executivo. São lojas, revendas e concessionárias que investem no portal para obter a atenção do potencial comprador.

A cobertura editorial do iCarros é semelhante a de revistas especializadas no setor: a equipe do portal faz testes comparativos, frequenta as grandes feiras do setor (inclusive as internacionais) e produz, inclusive, vídeos que serão consumidos on demand pelos usuários. “Fazemos a curadoria de conteúdo”, afirma Barros. Além do iCarros, o braço automotivo online controlado pelo Itaú tem também o iMotos e o iCaminhões. Todos em versão mobile e também com aplicativos. O iCarros concorre com players como o WebMotors (controlado pelo Banco Santander) e o ZAP, portal de classificados de imóveis, veículos, empregos e mix que é uma associação entre os jornais Estadão e O Globo e também atua em parceria com os demais títulos de ambos como o jornal Extra (Globo) e Jornal da Tarde (Estadão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário