quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

As 10 marcas top nas redes sociais

Levantamento da Fbiz/Social Bakers mostra as dez marcas que mais agregaram fãs no ano; Guaraná Antarctica lidera

O Facebook superou neste ano a preferência do brasileiro entre as mídias sociais, um reinado que pertencia ao Orkut. A rede de Mark Zuckerberg tem atualmente mais de 30 milhões de usuários ativos no País, número que é trabalhado oficialmente. Dados do Social Bakers, portal que faz estatísticas do segmento, dão conta de 35 milhões de pessoas cadastradas. Com isso, segundo o Social Bakers, o Brasil assume o quarto posto dentre todos os países onde a rede está (os três primeiros são Estados Unidos, Indonésia e Índia).

Além do tamanho da base, é preciso destacar a velocidade de expansão do Facebook. Para se ter ideia desse ritmo, vale lembrar que em julho do ano passado eram seis milhões os brasileiros que acessavam a rede rotineiramente. De acordo com a Fbiz, que publica rankings com as fanpages mais populares no País — em parceria com o Social Bakers —, o crescimento em relação a 2010 foi de 265%.
Mas não são apenas os brasileiros que caíram de amores pelo Facebook. As marcas intensificaram suas ações no site a ponto de destacarem toda e qualquer iniciativa feita na rede. O botão “curtir” se tornou um objetivo dentre as metas das empresas que criam páginas na mídia social em busca da atenção do público. No entanto, como não podia deixar de ser, nem tudo emplaca no gosto do usuário.
No ranking de marcas publicado pela Fbiz, a liderança coube ao Guaraná Antarctica, que soma mais de 2,3 milhões de fãs. Na lista geral, é verdade, ainda está longe da performance do jogador Kaká, que tem mais de 12 milhões. Mas é mais do que Neymar soma (1,8 milhão). Globalmente, a coroa da fanpage mais apreciada pertence à Coca-Cola, com 36,3 milhões de fãs.
Isso demonstra que ainda há muito a avançar por aqui. Na análise da Fbiz, há três fatores que ajudam uma empresa a se sair bem no Facebook: o aspiracional (o público já possui alto envolvimento com a marca), o benefício ou recompensa (promoções, brindes ou valorização do fã) e o entretenimento, impulsionado pela interatividade e pelo conteúdo (as fanpages têm aplicativos, jogos ou outro conteúdo de valor).

Rica em atividades, com videogame, ações de engajamento com o fã e vídeos, a página do Guaraná Antarctica, por exemplo, prima pela recompensa e pelo entretenimento que oferece ao consumidor.


Também na avaliação da Fbiz, captar fãs é totalmente diferente de engajá-los. Isso porque uma determinada atividade pode atrair por um tempo a atenção do público, mas se não houver consistência na presença da marca nesse ambiente, esse trabalho pode se perder.


Em outras palavras, fanpages com ações de grande impacto necessitam de uma estratégia de conteúdo sustentável e de novas iniciativas para a taxa de engajamento não ser prejudicada. Há ainda mais uma orientação da agência: valorizar o fã ativo. Isso o mantém engajado, porém não significa que isso aumentará a base de pessoas que curtem a página. Como se vê, desafios não faltam. 


Veja a lista das dez primeiras colocadas no ranking:
 

 

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