quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Unilever traz duas novas marcas ao Brasil

Keratinology e TRESemmé são novidades em hair care, que tem investimento de R$ 500 mi

A Unilever está investindo nada menos que R$ 500 milhões em inovações de seus produtos da área de cabelos e no lançamento de duas novas marcas no Brasil: a Keratinology e a TRESemmé. Ambas pertenciam ao portfolio da norte-americana Alberto Culver, adquirida pela Unilever em maio deste ano.

Com as duas marcas, a empresa inaugura um novo segmento: o de produtos encontrados no varejo, mas que prometem os benefícios daqueles profissionais, vendidos em salões de beleza. “Com a aquisição da Alberto Culver, a Unilever se tornou líder mundial em hair care, posição que já ocupava no Brasil, com quase 30% de market share”, disse Andrea Salgueiro, vice-presidente de personal care da companhia.

A empresa é animada pelo fato de que além de gastar mais tempo em salões, os brasileiros, com mais dinheiro, estão partindo para além da dupla xampu-condicionador, usando outros produtos, como cremes de tratamento e para pentear entre outros. E estudo da empresa apontou que 35% das mulheres brasileiras não estão satisfeitas com o cabelo e 80% já usaram algum tipo de química.

Segundo Marcela Mariano, diretora da divisão hair, da Unilever, a expectativa é de que as duas novas marcas correspondam a algo entre 5% e 8% do total dos negócios da empresa em cabelos, em dois anos. “Esse novo segmento também vai significar rentabilidade para o varejo”, destacou por sua vez Eduardo Campanela, gerente da marca Seda, carro chefe da companhia na área e que tem a atriz Ísis Valverde como estrela atualmente.

A TRESemmé, lançada em 1948, é uma das maiores marcas de produtos para cabelos do mundo, ocupando o segundo lugar nos EUA. Entrará no mercado brasileiro com cinco linhas e será divulgada com campanha da Lowe protagonizada por Tala Ayala. O destaque da marca são embalagens grandes, com no mínimo 400 ml, sendo que há produtos com 750 ml; o seu preço fica um pouco acima dos produtos normais do varejo e abaixo das linhas vendidas em salões.

Já Keratinology by Seda tem foco na recuperação dos fios, ou a chamada plástica capilar. Terá duas linhas, sendo que a pós-progressiva terá os produtos mais caros do varejo (o xampu de 200 ml custará R$ 10, a máscara de tratamento, R$ 15 e o creme de tratamento noturno, R$ 20). O uso da chancela “by Seda” é explicado pelo fato de o mercado brasileiro ter 3.000 marcas de produtos para cabelos. A intenção é dar o aval da marca mais popular da Unilever à novata. A marca entra no mercado em novembro, inicialmente nos canais farma e perfumaria e terá campanha de divulgação da JWT. Em janeiro de 2012, sua distribuição será ampliada para todo o varejo.

Outras marcas

Mesmo marcas da Unilever já consagradas no mercado estão trazendo novidades.   Dove, que lançou recentemente a linha com óleo de argan, trará às consumidoras uma linha Pós-Progressiva, que pretende prolongar em até 70% o efeito da escova progressiva feita no salão de beleza. A linha também terá um kit de reposição de queratina dos cabelos.

A marca Seda terá três novas linhas, uma delas prometendo “selar” os cabelos e evitar que no processo de secagem eles se armem, percam a forma. Por fim, Clear (anticaspa) está adotando tecnologias diferentes para o couro cabeludo de homens e mulheres. E isso irá se refletir nas embalagens. Agora, os produtos para mulheres têm frascos brancos e os masculinos, azuis. A atriz Cléo Pires é a estrela da marca.

No total, de outubro a janeiro de 2012, a empresa colocará no mercado 80 novos produtos, incremento de 40% em seu portfolio atual.

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